Prefeito de 65 anos que casou com garota de 16 deixa partido
A repercussão nacional de uma denúncia do portal G1, postada ontem (24), levou o prefeito de Araucária, Hissam Dehaini, a pedir hoje (25) sua desfiliação do Cidadania, único partido ao qual esteve filiado desde que ingressou na política, em 2009.
O próprio partido confirmou que a decisão está diretamente relacionada à denúncia de que ele, que tem 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 - o que é permitido por lei, desde que os país formalizem o consentimento em cartório - e dois dias antes nomeou a sogra como secretária de Cultura e Turismo da cidade, o que caracteriza a prática de nepotismo.
Marilene Rôde já era servidora da Prefeitura, mas teve o salário majorado de R$ 13.917,38 para R$ 21.416, de acordo com o Portal da Transparência, e acabou exonerada diante da repercussão do fato. A Prefeitura emitiu nota dizendo que a promoção da sogra tinha sido um "ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público", mas não explicou a razão da exoneração.
Acontece que, de acordo com a Constituição Federal, os agentes públicos não podem nomear, contratar ou favorecer familiares e parentes em cargos do poder público. Hissam está em seu segundo mandato como prefeito de Araucária, que fica na Região Metropolitana de Curitiba. (Foto: Redes sociais)