Mandioca já ocupa 7º lugar em renda para a agricultora
A mandioca está entre as dez principais culturas agrícolas do Brasil, sendo a sétima cultura em VBP (valor bruto de produção), gerando R$ 12,7 bilhões em 2021, ano em que a produção foi de 18 milhões de toneladas, em uma área superior a 1,2 milhões de hectares, de acordo com o IBGE.
O Paraná atualmente é o segundo maior produtor nacional, ficando atrás apenas do Pará. A produção de mandioca pode ser direcionada tanto para a indústria (fecularias e farinheiras) como para a mesa, que representam, respectivamente, 76% e 24% do VBP com a cultura no Paraná, segundo o Deral.
Esses dados ajudam a explicar por que produtores de diversas regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Paraguai estiveram no município paranaense de Rondon para participar do Primeiro Encontro Regional de Mandiocultores, bem como do segundo Dia de Campo da Fazenda Rosimara, uma iniciativa do produtor Nelson de Paula.
O dia de campo teve uma parte teórica com palestras técnicas sobre o manejo integrado de praga e doenças, a microbiologia do solo, fatores biofísicos que impactam a produtividade, seguros agrícolas e prorrogação de débitos rurais, além do manejo da cultura da mandioca. Os visitantes também tiveram a oportunidade de acompanhar práticas de mecanização voltadas para a mandiocultura, como o uso de implementos no plantio direto de mandioca, aplicações via sulco de plantio e pulverizações com a utilização de drones. (Foto: Sistema Faep)