Semana de definições
Iniciado no último dia 20, o prazo para realização das convenções partidárias com vistas às eleições deste ano vai se estender apenas até a próxima quinta-feira, dia 5. Com isso, a semana terá que passar das costuras às definições de candidaturas em todos os níveis. No Paraná, muita água ainda vai rolar debaixo da ponte que pretendentes ao Governo do Estado começaram a construir há um bom tempo para pavimentar o caminho rumo ao Palácio Iguaçu. As candidaturas a governador já estão praticamente todas definidas, mas a vice ainda há uma indefinição muito grande - o único teoricamente já confirmado é o cascavelense Juliano Murbach na chapa encabeçada pelo curitibano Jorge Bernardi. Como acontece habitualmente, a maioria deixou para preencher essa vaga de última hora como moeda de troca para possibilitar negociações com vistas à obtenção de novos apoios.
Homologação
A única definição importante deste fim de semana sobre a sucessão no Paraná é a homologação da candidatura do ex-deputado Dr. Rosinha, que será feita na convenção petista deste sábado, em Curitiba. E tudo indica que desse encontro sairá também o candidato a vice, que pode ser o toledano Elton Welter, o maringaense Carlos Mariucci ou a curitibana Mirian Gonçalves.
Ratinho e o PR
Também neste sábado, só em Cascavel, acontece a convenção do PR para homologar a aliança de apoio à candidatura de Ratinho Jr a governador. O filho do Ratão, a propósito, fez questão de vir à cidade para participar do encontro, que acontece no escritório político do deputado federal Fernando Giacobo.
Na Expo Rondon
E neste domingo Ratinho Jr deverá prestigiar a Festa Nacional do Boi no Rolete, que marcará o encerramento da Expo Rondon 2018. A governadora e pré-candidata Cida Borghetti também confirmou presença, mas o mesmo não ocorreu em relação a Osmar Dias.
Surpreso por quê?
Osmar Dias tem se manifestado surpreso com a postura das principais entidades empresariais paranaenses, que têm clara tendência em apoiar a candidatura de Ratinho Jr. Ao aceitar participar do governo do PT como um dos principais diretores do Banco do Brasil o pré-candidato pedetista ao Governo do Paraná devia saber que seria penalizado agora pelo chamado setor produtivo.
Sentenciados
Três dos principais implicados nas irregularidades apontadas pela Operação Carne Fraca, todos vinculados ao Ministério da Agricultura no Paraná, já sentiram o peso da caneta do juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba. Dentre eles está Antonio Garcez da Luz, ex-chefe do escritório do Mapa em Foz do Iguaçu, condenado a 4 anos e 1 mês de prisão. O ex-superintendente estadual Gil Bueno de Magalhães pegou 7 anos, 9 meses e 15 dias e o assistente administrativo Carlos Alberto de Campos, 3 anos e 8 meses de prisão.
* Pílulas
* A Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel foi autorizada pela Justiça a utilizar normalmente a van e o caminhão adquiridos para reforçar o Programa Cidade Limpa. * O juiz Eduardo Villa Coimbra viu indícios de quebra do princípio de boa-fé por parte da empresa vencedora da licitação, que entregou veículos fabricados em 2016 e não 2017. * O PMN realiza sua convenção estadual neste sábado, em Curitiba, para homologar o apoio à candidatura da governadora Cida Borghetti. * Já a Rede realiza sua convenção neste domingo, também na capital, para homologar a candidatura de Jorge Bernardi a governador. * Um clima de frustração marca a Cúpula Conservadora das Américas, que acontece neste sábado, em Foz do Iguaçu. * É que a presença do candidato a presidente Jair Bolsonaro não se confirmou, ao contrário do que haviam anunciado seus organizadores. * Missas alusivas ao 7º dia de falecimento do deputado estadual Bernardo Ribas Carli serão realizadas no fim da tarde deste sábado em Guarapuava, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Curitiba.