As crianças também adoecem psicologicamente
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Estudos realizados nos Estados Unidos com 200 mil crianças e adolescentes entre 2014 e 2020 apontam que os problemas de saúde mental em crianças têm crescido 8% ao ano.
Sim, cada vez é mais comum as crianças serem acometidas por transtornos psicológicos. Por esse motivo, os pais devem ficar muito atentos com os sinais ou sintomas que as crianças venham apresentar.
Condições psicológicas não tratadas podem impactar o desenvolvimento cognitivo da criança, causando outros problemas à medida que ela cresce.
Também acabam afetando o seu processo de desenvolvimento, causando atrasos na aprendizagem, nas habilidades sociais e nos comportamentos.
Crianças que adoecem mentalmente podem apresentar descontrole emocional ou condutas rebeldes em casa, na escola e em outros locais de convívio social, e os sinais e sintomas podem mudar de acordo com a idade. E quando não tratadas da forma correta, as doenças mentais se intensificam e acabam atrapalhando a adolescência e vida adulta do paciente.
Os pais devem estar vigilantes na observação dos filhos,pois as crianças têm dificuldade de expressar o que sentem.
A visão distorcida de que tomar remédios e fazer terapia é para "loucos", muitas vazes, impede os pais de buscarem ajuda para seus filhos.
Os problemas psicológicos mais comuns nas crianças são depressão, ansiedade, transtorno disruptivo da desregulação do humor, TDAH (transtorno de déficit de atençao e hiperatividade), TEA (transtorno do espectro autista), estresse pós-traumático, transtorno desafiador opositivo e sindrome de Tourette.
Pais que suspeitam que os filhos tenham sintomas de qualquer distúrbio psicológico devem procurar ajuda profissional o mais rápido possível, pois o tratamento tende a ser menos penoso quando é feito um diagnóstico precoce.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é formada em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional, especializada em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato: (45) 99912-8788