Coopavel conquista o Oscar da Inovação 2022
A Coopavel acaba de vencer a segunda edição do Oscar da Inovação 2022 da UPL, empresa indiana que é uma das maiores fornecedoras globais de soluções agrícolas sustentáveis. O anúncio do resultado foi feito durante etapa do Cooper Up, com líderes de cooperativas, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A Coopavel superou cooperativas de todo o Brasil para chegar ao título.
A cooperativa de Cascavel inscreveu o case Coopclean, indústria da área de materiais de higiene e limpeza criada há menos de um ano. "A nova empresa surgiu como uma oportunidade de negócios à Coopavel e, ao mesmo tempo em que abastece a demanda interna, leva ao mercado produtos de alta qualidade e ambientalmente corretos", informa o presidente Dilvo Grolli.
A Coopclean, que opera no parque industrial mantido pela Coopavel às margens da BR-277, surgiu como uma forma criativa e inovadora de a cooperativa reduzir custos e melhorar resultados, já que seu consumo mensal de materiais de higiene e limpeza é de 50 mil litros. Transformada em embalagens de detergente comum, essa quantidade toda representa mais de 100 mil frascos de produto, custo mensal elevado à empresa.
"Com cálculos como esse, encontramos um meio criativo de tornar a cooperativa autossuficiente nesses materiais e ainda passamos a contar com uma nova linha de produtos para atender o mercado", diz o gerente de Inovação Kleberson Angelossi, gestor do Espaço Impulso, um hub para agronegócio oficialmente inaugurado durante o 34º Show Rural, em fevereiro de 2022.
ÚNICA ENTRE COOPERATIVAS
Kleberson informa que a Coopavel visualizou uma oportunidade para verticalizar a sua cadeia produtiva e inovar em seus produtos. "É importante destacar que a Coopclean é a única indústria de saneantes, até o momento, a ser desenvolvida e lançada por uma cooperativa no Brasil". Os testes dos produtos formulados, inicialmente 2021 e 2022, foram feitos nos frigoríficos de aves e suínos, observando todas as normas sanitárias vigentes. "Esse é um campo de testes exigente e os resultados foram excelentes", diz ele.
A utilização dos materiais da Coopclean apresentou resultados de forma imediata. Apenas no frigorífico de aves, que funciona 24 horas por dia e abate diariamente 250 mil abate, foi apurada economia de consumo de 20% e financeira de 22%. O gerente da nova indústria, José Carlos Salles, informa que hoje a Coopclean tem uma linha completa de produtos - industrial, automotiva e para lavanderia em geral. Além das indústrias, agora as filiais da Coopavel em 23 municípios do Oeste e Sudoeste recebem os produtos, que são comercializados junto a cooperados e a produtores rurais. A capacidade de produção mensal é de 300 mil litros.
Salles informa que a indústria emprega matérias-primas biodegradáveis, atendendo o compromisso da Coopavel de produzir alimentos saudáveis e com sustentabilidade. Todo resíduo líquido é armazenado e enviado à estação de efluentes da cooperativa, evitando qualquer contaminação. Lá, os materiais são devidamente tratados. Os resíduos sólidos vão para unidade na qual é feita separação, triagem e envio de embalagens para reciclagem. Ao usar produtos ambientalmente aprovados, essa atitude preservacionista é estendida também às propriedades rurais.
Alguns dados mostram a assertividade da Coopavel em criar uma indústria como a Coopclean. O sindicato dos fabricantes de materiais de higiene e limpeza informa que o potencial de faturamento da área, no Brasil, é de R$ 30 bilhões por ano. Esse segmento cresceu 170% nos últimos 15 anos. "Inovar continuamente é um dos negócios da nossa cooperativa e estamos muito felizes com o desempenho e com esse prêmio conquistado pela nossa mais nova indústria", diz o gerente de Filiais Oeste da Coopavel, Altair Garcia, que esteve em Gramado, onde recebeu o troféu entregue pela UPL. (Foto: Divulgação)