Militares e veterinário vão em cana por atos de janeiro
Euro Brasílico Vieira Magalhães, tenente-coronel da reserva da Aeronáutica, o coronel PM Benito Franco, ex-comandante da Rotam de Goiás, e um veterinário paranaense de Londrina estão entre ao menos 16 pessoas presas nesta terça-feira (18), em mais uma operação da Polícia Federal contra os participantes dos atos violentos de 8 de janeiro, em Brasília. Em Medianeira, no Oeste paranaense, foi cumprido um mandato busca e apreensão, mas detalhes não foram revelados a respeito.
Esta nova ação da PF aconteceu justamente no dia em que o STF (Supremo Tribunal Federal) começou a decidir, em plenário virtual, se torna réus os primeiros 100 denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pelos atos de vandalismo no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e também na Suprema Corte. Na sequência serão julgados outros 194 suspeitos que seguem no sistema prisional de Brasília, mais os que foram presos hoje.
A votação foi aberta com os votos favoráveis de Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, e se esta for a decisão da maioria dos ministros, então terá início uma nova etapa de instrução processual, com produção de provas e oitiva de testemunhas.
Os denunciados são acusados de diversas violações, como associação criminosa, tentativa de abolição do estado democrático de direito, tentativa de golpe de estado, incitação à animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, depredação de patrimônio público tombado e incitação ao crime. (Foto: AGBR)