Interiorização da Assembleia: uma experiência que deu certo
Independente das narrativas depreciativas de pseudo democratas, acostumados a subjugar a importância do Poder Legislativo, a primeira fase do programa de interiorização das sessões da Assembleia do Paraná está sendo coroada de pleno êxito pela intensa troca de experiências entre os deputados estaduais e a população.
Aberta há dois dias e com encerramento nesta sexta-feira (14), na ExpoLondrina, esta etapa dos trabalhos deixará como resultado uma série de reivindicações elaboradas pela sociedade civil e entidades dos setores empresariais e do agronegócio.
Os documentos foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, pelo primeiro secretário, deputado Alexandre Curi, e pelos parlamentares que representam Londrina no Poder Legislativo, durante sessão especial foi realizada pela Assembleia Legislativa na noite da quinta-feira (13).
Entre as demandas recebidas estão a destinação de recursos para obras de pavimentação, a suspensão de medidas que taxam o agronegócio, o pedido de apoio para instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Londrina, a criação de políticas de acesso e permanência estudantil, a intermediação de novos recursos para a retomada e a conclusão de obras paradas durante a pandemia, entre outras.
"É esta Assembleia que nós queremos que o povo reconheça como a mola propulsora da democracia. A Assembleia é o grande alicerce de todas as reivindicações que surgem no Paraná, representadas pelas lideranças eleitas. Estamos aqui nesta noite para demonstrar o respeito à cidade de Londrina e ao norte do Paraná. Temos a pretensão de correr as dez maiores cidades para ouvir e abraçar as reivindicações de toda a população. O sentimento de nossa gente deve se tornar as realizações da Assembleia Legislativa", destacou Traiano.
"Esta Mesa Executiva foi eleita por unanimidade. Assumimos com grande responsabilidade, transparência e modernização. No entanto, vimos a falta de informação em relação ao trabalho da Assembleia. Por isso decidimos iniciar este projeto para deixar a Assembleia mais próxima da população, que pode manifestar sua opinião, dar a sua sugestão. E é isso que estamos fazendo. É uma honra muito grande começar pela segunda maior cidade do Estado", relatou Curi.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, aproveitou para parabenizar a Casa pelo trabalho de modernização e interiorização do Poder Legislativo. "Agradeço a Mesa Executiva por escolher a nossa cidade para essa primeira etapa do Assembleia Itinerante. Também sou grato a todos os deputados que vieram e aqueles parlamentares que atuam na região. O deputado estadual tem um trabalho fundamental para os municípios", declarou.
MENÇÃO HONROSA
Após a solenidade de entrega das reivindicações, 25 personalidades de destaque na sociedade de Londrina e da região Norte receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa. Os nomes foram indicados por parlamentares que representam o município no Poder Legislativo. Dentre os homenageados estão o prefeito Marcelo Belinati, a empresária Renata Amano, o arcebispo Dom Geremias Steinmetz e o presidente da Faciap, Fernando Morais.
A próxima etapa da interiorização já está agendada para a cidade de Maringá, como parte de uma programação definida pela mesa diretiva e que contemplará as principais cidades do Estado, preferencialmente em datas que coincidam com grandes eventos agropecuários. (Foto: Dálie Felbert/Alep)