Cascavel amplia o horizonte de negócios à agricultura familiar
Cascavel largou na frente mais uma vez e colocou em funcionamento o primeiro Escritório de Compras do Agro do Brasil. Com isso, produtores vinculados à Agricultura Familiar terão mais facilidade para participar de licitações públicas e prospectar novos clientes. A função do escritório, que funcionará no Sindicato Rural, é prestar assessoria aos produtores com treinamentos e orientações para que eles possam aumentar sua renda.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que o escritório será uma importante e inteligente ferramenta. "Nós fizemos essa prática na Prefeitura de Cascavel, tivemos dinamismo, tivemos economia, eficiência e é algo que está comprovado que dá resultado. Fico muito feliz que o Sindicato Rural possa liderar esse processo com o potencial que tem esse segmento do agro, que é o nosso DNA, é a nossa matriz, nosso arranjo produtivo", enfatizou.
O deputado Marcio Pacheco também aplaudiu a iniciativa. "O escritório do Agro será uma ferramenta muito importante para os pequenos produtores rurais porque vai incluí-los no mercado de compras públicas. Estamos valorizando o agronegócio por meio da agricultura familiar. É o setor que produz alimento para o nosso Brasil", destaca Pacheco.
Anunciado durante o Show Rural, o Escritório de Compras do Agro será um instrumento que irá fortalecer a economia. O secretário de Agricultura, Renato Segalla, destaca que inicialmente a ideia é que as compras e vendas sejam feitas dentro de Cascavel, mas que nada impede de ampliar para outros municípios. "Você consegue ampliar o mercado dessas famílias de produtores, dessas pequenas empresas, você abre a porta para o poder público também comprar desses produtores, dessas pequenas empresas e tudo isso fortalece principalmente a economia local, a economia do nosso município, mas não tem nenhum limite para que isso se amplie e ganhe dimensões em níveis regionais, nível estadual e isso é bom para todo mundo", disse Segalla.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli, explica que o escritório foi pensado, planejado e estruturado a partir do comitê gestor, um grupo de trabalho existente para discutir o fortalecimento da economia com ações que envolvem a gestão pública e iniciativa privada. "O interessado deve procurar pelo escritório, nós vamos auxiliar para que ele faça os cadastros necessários, prepare toda a documentação que legitime, que habilite ele a participar dos nossos editais", explica Hivonete.
Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural, disse que a expectativa é grande. Ele ressalta que o agricultor produz com qualidade, mas muitas vezes não tem o planejamento necessário para fornecer, de forma constante, durante os 12 meses do ano. "É isso o que o escritório quer fazer, quer ser o mediador, o incentivador, assessorar e até no planejamento para que a gente possa trazer os compradores, seja público ou privado", observou. (Foto: Silvia Soluzynski/Secom)