Alep transfere a sua sede para o interior do Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná transferiu sua sede para Londrina a partir desta quarta-feira (12). O projeto Assembleia Itinerante, que vai rodar os principais municípios do interior do Estado levando o trabalho do Legislativo aos grandes eventos populares, tem o objetivo de aproximar a população das ações parlamentares.
Nesta primeira etapa, que vai até sábado (15), é a vez da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina receber o Legislativo - a segunda será em Maringá, no mês de maio. A feira londrinense, que acontece no Parque de Exposições Ney Braga, foi iniciada no último dia 6 e vai até domingo (16). Na interiorização, a população poderá interagir com os deputados e apresentar a eles demandas e sugestões.
Em cada mês do ano, a sede da Alep estará nas principais feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho do Parlamento, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.
APROXIMAÇÃO
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, a proposta é aproximar a Assembleia da população e do setor produtivo. "Na prática, vamos organizar reuniões com entidades representativas para que estes possam sugerir e apresentar propostas e iniciativas das regiões. Queremos absorvê-las e fazer os encaminhamentos para a esfera governamental", explica.
O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi, destaca a importância de se aproximar o trabalho dos deputados das demandas da população. "O projeto da Assembleia Itinerante é muito importante. A interiorização vai dar oportunidade para que os moradores de uma região leve sua sugestão, sua cobrança, sua crítica", diz.
Já a segunda secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria, reforça a importância da ação. "O Assembleia Itinerante nos permite ouvir mais de perto as demandas dos paranaenses, sobretudo, daqueles que moram no interior", frisa. (Arte: Vinícius Leme/Alep)