Fórum de Toledo já não dá mais conta de toda demanda
A crescente demanda do Poder Judiciário de Toledo levaram o juiz de Direito da 1ª Vara Criminal, Figueiredo Monteiro Neto, a procurar o prefeito e os vereadores da cidade em busca de apoio à solicitação de ampliação do atendimento judicial, a partir da criação de mais uma Vara Criminal na Comarca, voltada aos casos de violência doméstica e contra idosos e crianças.
Conforme o magistrado, atualmente tramitam na 1ª Vara Criminal aproximadamente 5 mil processos. "Com isso minha pauta para audiências está para quase dois anos e três anos para a solução de um processo de violência doméstica. Diante desta situação, surgiu um entendimento de que é preciso avançar e surgiu a ideia de buscarmos a implantação de mais uma Vara, equipamento com o intuito de acelerar os atendimentos", explicou Monteiro Neto.
A mobilização de toda a sociedade, em especial do Legislativo e do Executivo, se tornam importantes para alcançar avanços para o Poder Judiciário. Lunitti, durante a reunião, destacou o crescimento do município em relação ao número de habitantes e o quanto isso implica em relação ao atendimento da população. "Percebemos o aumento das demandas na esfera da gestão e acreditamos que esta ampliação aconteça nos diversos setores, inclusive no que tange à Justiça. No que for possível, estamos dispostos a auxiliar", destacou.
No mesmo compasso, o presidente da Câmara, Dudu Barbosa, ressaltou que o Legislativo, da mesma forma, irá empenhar-se nesta questão. Na segunda-feira (10) o juiz esteve no Legislativo e expôs aos vereadores a situação. "Acredito no apoio dos nossos legisladores a esta causa tão nobre. Conte com o apoio da Presidência da Câmara Municipal", afirmou Dudu.
Um expediente contendo 10 páginas já foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Paraná com uma exposição detalhada do quadro existente em Toledo no âmbito da Justiça, o que tem acarretado inúmeras prescrições da pretensão punitiva. (Foto: Divulgação PMC)