Campus de Marechal Rondon da Unioeste ganha mais um curso
Em ato que teve a participação do reitor Alexandre Weber e do deputado cascavelense Gugu Bueno, o governador Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (11) o decreto para a criação de cinco novos cursos em três universidades estaduais paranaenses. A Unioeste foi contemplada com o curso de Tecnologias Educacionais com ênfase em Humanidades, a ser implantado no campus de Marechal Cândido Rondon.
Também estão sendo criados os cursos de Gestão em Agroecologia, Gestão do Turismo e Produção Industrial na Unespar de Loanda e de Big Data no Agronegócio na Unicentro de Guarapuava, todos com duração de três anos cada e turmas de 40 alunos. No mesmo ato, o governador entregou 10 ônibus para as atividades de campo das sete instituições de ensino superior do Estado e anunciou uma nova edição do programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov.
"As universidades do Paraná são um patrimônio maravilhoso e a nossa obrigação é deixá-las melhor do que já estavam, para que estejam presentes no dia a dia da nossa população", afirmou Ratinho Junior. "Estamos destinando o maior orçamento da história para o Ensino Superior, de R$ 411 milhões, o que permite melhorar a estrutura e ampliar os projetos acadêmicos, incluindo novos cursos no Interior que contribuam com o desenvolvimento das nossas cidades e formem profissionais capacitados", ressaltou.
Já o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, explicou que os novos cursos atendem as demandas do setor produtivo e vai gerar mais desenvolvimento nas regiões onde serão ofertados. "A autorização para a criação de cinco novos cursos tecnólogos atendem as demandas de formação específica das regiões, de áreas voltadas para as vocações desses locais", disse.
A proposição de cursos para as universidades estaduais do Paraná segue a Lei Geral das Universidades, que estabeleceu critérios para o custeio de novos cursos e possibilitou a ampliação de vagas sem aumento de despesas para o Estado, entre outros aspectos de gestão universitária. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)