Cascavel, 13 de fevereiro de 2025
27/07/2018 - 15h06

A pauta do empresariado

Comentários

Observador Guazu
27/07/2018 - 16h22
"Entalada" em Guarapuava, sem saída própria (=dela) para o porto, a Ferroeste é um trechinho ferroviário sem perspectiva. Vai continuar dando prejuízo. No Brasil neoliberal coxinha de desconstrução do Estado, nada mais natural que por isso mesmo acabe, mais dia menos dia, sendo vendida/privatizada. É a lógica do neoliberalismo, que se sobrepõe a quimeras românticas como "o sonho do Oeste etc.". Acabará em mãos de quem tem dinheiro para tirá-la do atoleiro - quem sabe, um grupo internacional liderado por um consórcio espanhol de engenharia. Ou talvez uma empresa "privada" chinesa, que de privada só tem a fachada porque está na realidade sob o controle do PCCh - Partido Comunista da China. Nesse caso, o apito do trem talvez faça soar os acordes da "Internacional" em meio aos campos de "sóza", né mesmo? Sobre a Ferroeste pesa mais uma ameaça em potencial, ainda não percebida pelos nossos grandes "estrategistas". Se e quando a China começar a cimentar a proposta ferroviária que prevê a ligação do Centro-Oeste com o Pacífico, uma "brincadeira" estimada em pelo menos 50 bilhões de dólares, que importância terá a ferroviazinha mais ao Sul, voltada para o Atlântico?

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