A pauta do empresariado
Com o propósito de oferecer ao futuro governador sugestões que permitam ao Paraná superar os gargalos que dificultam o seu desenvolvimento, o empresariado cascavelense elaborou uma pauta que vem sendo entregue a todos os prováveis candidatos ao Palácio Iguaçu. "São contribuições que, caso colocadas em prática, trarão avanços importantes ao Estado", resumiu o presidente da Acic, Edson Vasconcelos, ao entregar uma cópia ao professor Jorge Bernardi, da Rede, que esteve em Cascavel para acompanhar a convenção estadual do PPL, um dos partidos que irão apoiá-lo. O ato foi acompanhado por outros dirigentes da Acic, dentre eles o vice-presidente Sandro Bacarin, e pelo deputado estadual Marcio Pacheco.
Murbach vice
Na convenção de ontem à noite, na Câmara de Cascavel, o PPL confirmou o nome do advogado Juliano Murbach como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Jorge Bernardi. Ex-presidente da OAB, Murbach concorreu a vice-prefeito de Marcio Pacheco na eleição de dois anos atrás. Já para o Senado a aliança Rede/PPL/DC vai de Flávio Arns e Luiz Adão, deixando de lado o empresário cascavelense Vilson Basso.
Sabatina
Em Curitiba, os postulantes ao Governo do Paraná melhor posicionados nas pesquisas foram sabatinados nesta sexta-feira, no II Fórum de Gestão Pública da Faciap. Ratinho Jr, Osmar Dias, Cida Borghetti e Dr. Rosinha responderam a perguntas dos empresários do comércio, setor que responde por 60% dos empregos formais do Estado.
Chapa professoral
Reunido em convenção nesta sexta-feira, em Curitiba, o PSol oficializou a candidatura do professor Luiz Romero Piva ao Governo do Paraná. No mesmo encontro foram homologados nomes da professora e assistente social Fernanda Camargo como candidata a vice e dos também professores Rodrigo Tomazini e Jacqueline Parmigiani para o Senado. Jacqueline, vale ressaltar, é professora do campus de Toledo da Unioeste.
Fora do ar
Atendendo pedido do PSD, o TRE do Paraná determinou que Sanepar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Educação e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tirem de suas páginas institucionais na internet todo conteúdo vedado em período eleitoral. O não cumprimento da determinação pode ensejar a impugnação da candidatura da governadora Cida Borghetti.
Nos trilhos
O Programa Oeste em Desenvolvimento é mais um obstáculo no caminho do grupo político que vem tentando vender a Ferroeste na surdina ao incluir a expansão da ferrovia entre as prioridades para a região no campo da infraestrutura. É bom esse pessoal procurar outra fonte para financiar a campanha, pois esta já gorou.
* Pílulas
* Ao todo, 15 ônibus e 23 vans foram reprovados durante a vistoria feita pela Cettrans nos veículos que fazem o transporte escolar em Cascavel. * Agora os proprietários terão um prazo para corrigir as irregularidades. E é imprescindível que o façam, pois do contrário poderão perder a licença. * O futuro presidente da Câmara de Cascavel, Alécio Espinola, entende que uma das primeiras ações na volta do recesso é realizar uma audiência pública para debater políticas de prevenção ao suicídio. * "É preciso pensar novas estratégias de prevenção e também em trabalhos de conscientização em escolas, faculdades e locais frequentados por adolescentes e jovens", entende o vereador. * O ex-deputado Elton Welter, de Toledo, é um dos nomes cogitados para a vice do Dr. Rosinha, que será homologado amanhã como candidato a governador do Paraná pelo PT. * Por falar em PT, está sendo feito nesta sexta-feira, em oito estados, o lançamento da candidatura de Lula à Presidência da República. Pura perda de tempo.