Paraná lidera produção de peixes no País pelo segundo ano seguido
Pelo segundo ano consecutivo o Paraná aparece na liderança nacional da produção de pescados. No ano passado o Estado atingiu a marca de 112 mil toneladas, contra 93,6 mil toneladas em 2016, com alta de 19,7%, e se distanciou ainda mais de Rondônia, segunda colocada com 77 mil toneladas em 2017.
Os dados constam de matéria publicada pelo site Bem Paraná com base em levantamento do Anuário da Associação Brasileira de Piscicultura e indica que a principal espécie em produção no Estado é a tilápia, que rendeu 105 mil toneladas no ano passado.
No Brasil todo a produção de pescados também teve alta em 2017, embora em ritmo menor, com um total de 691 toneladas. Houve crescimento da produção em 22 estados e apenas quatro e o Distrito Federal produziram menos que em 2016. O valor da produção brasileira ultrapassa US$ 1,5 bilhão.
OESTE LIDERA
O Oeste paranaense é o maior polo de criação de peixes do Estado, respondendo por 69% de toda a produção. Segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural) em 2017 a região produziu cerca de 55,5 mil toneladas de peixe, com a tilápia respondendo por 96% desse total. Entre as variedades cultivadas em todo Paraná, a tilápia representa 91% e está mais concentrada justamente no Oeste. Outras espécies cultivadas são as carpas e os bagres, que representam 3,5% e 0,8 % da produção.