Cascavel investe em nova usina para a recuperar malha asfáltica
Uma das dificuldades que a Prefeitura de Cascavel enfrenta há muito tempo para garantir uma malha viária de boa qualidade é a produção de massa asfáltica muito aquém da necessidade. Mas esse problema está solucionado, pois o Município acaba de receber uma usina de asfalto tecnologicamente avançada, ambientalmente sustentável e com capacidade para produção de 90 toneladas/hora, três vezes mais que a antiga.
"Há uma tecnologia nova dos caminhões que fazem o tapa-buraco eficiente, também nossa usina móvel de TST e compramos, inclusive, uma área que o Município até hoje não tinha, uma área de cascalho, uma pedreira e um grande britador. Hoje Cascavel está completa para dar sequência e levar ainda mais pavimentação, contribuindo na segurança da mobilidade dessa grande cidade", comentou o prefeito Leonaldo Paranhos.
"Como nós temos mais de 10 milhões de metros quadrados de asfalto para manter no perímetro urbano, temos que inovar e produzir uma massa asfáltica com baixo custo para fazer a manutenção necessária", ressaltou o secretário de Obras, Sandro Camilo Rocha.
MALHA AMPLA
Cascavel tem cerca de 1.200 quilômetros de vias públicas asfaltadas, o que equivale à distância ida e volta até Paranaguá. Só na área rural há 3,5 mil quilômetros de estradas, boa parte deles pavimentada.
Adquirida ainda em 1995, a atual usina asfáltica está localizada na Pedreira Municipal, no Bairro Guarujá, e a nova será montada no mesmo local. Mais de R$ 7 milhões estão sendo investidos na compra do maquinário, bem como de dois novos caminhões tapa-buracos e de um espargidor de asfalto. (Foto: Vanderlei Faria/Secom)