Coopavel orienta associadas sobre saúde animal e ordenha
Até o fim de 2023, cerca de 400 associados da Coopavel terão a chance de receber informações especializadas sobre saúde animal e ordenha. Desenvolvida pela cooperativa em parceria com Virbac e Basso Pancotte, a iniciativa, batizada de Cooperelas, prevê a realização de três encontros mensais para melhorar o entendimento das mulheres do campo sobre uma atividade cada vez mais importante para o dia a dia da propriedade rural.
As três primeiras etapas do projeto já foram realizadas em março, em Espigão Alto do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Santa Helena, onde técnicos repassaram informações sobre prevenção, identificação de problemas e tratamento das vacas em lactação.
A ideia é levar conhecimentos técnicos às agricultoras associadas à Coopavel para que, além de cuidar ou de auxiliar nas atividades de produção de leite da propriedade, elas possam definir e decidir sobre o futuro do negócio.
A Cooperelas é um grupo formado há quase dois anos na Coopavel voltado a integrar cooperadas ao universo do campo. Ele tem a colaboração de cerca de 40 facilitadoras das filiais da cooperativa, que dão suporte e servem de primeiro contato com as cooperadas. E para 2023 também estão previstos treinamentos nas áreas técnica, do empreendedorismo e do protagonismo feminino. (Foto: Divulgação Emater)