Ferrovia e Aeroporto no topo das prioridades para a região Oeste
O Oeste tabulou seis grandes projetos fundamentais para que possa seguir, pelos próximos anos, pela sua rota de desenvolvimento econômico e social. O estudo foi feito pelo POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), que representa as maiores e principais forças organizadas da região, e oficialmente lançado na manhã desta sexta-feira, no auditório da Amop, em Cascavel.
O encontro contou com a presença do chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros e dos deputados Evandro Roman e Sérgio Souza, além de prefeitos, vereadores e empresários.
As seis grandes metas do POD foram apresentadas pelo presidente do POD, Danilo Vendruscolo, que detalhou cada uma delas e falou dos resultados práticos que poderão trazer principalmente a médio e longo prazos. As obras de infraestrutura e logística estão no topo da lista, com a implantação de nova ferrovia entre Dourados a Paranaguá, Aeroporto Regional do Oeste, novo modelo de concessão de pedágios e duplicação da BR-277. O documento pede também aceleração dos trabalhos para que o Paraná e o Oeste sejam reconhecidos como áreas livres de febre aftosa sem vacinação, além da criação de um Conselho de Sanidade Agropecuária.
O POD reivindica um plano energético para o Oeste, contendo rede de distribuição de alta tensão, melhorias em redes rurais e geração distribuída sem ICMS. O Sistema Regional de Inovação prevê ecossistema de empreendedorismo e inovação, o programa Inova Oeste e o Conectadel, com foco em treinamentos de atores de desenvolvimento do território. Já na área de melhoramento genético, o Programa dissemina ações para mais resultados nas criações de tilápias, aves, suínos e gado de leite e, por fim, sugere o cumprimento de etapas de olho em saneamento ambiental - coleta seletiva e destinação de resíduos, aterros sanitários (criação e regularização) e planos municipais de saneamento.
O PROGRAMA
O Programa Oeste em Desenvolvimento foi criado em 2014. Trata-se de uma ação de governança territorial regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável da região. Ele trabalha em sinergia com as mais diversas entidades, instituições e cooperativas. Atualmente, o POD conta com a colaboração de mais de 300 voluntários, que representam os setores público e privado em câmaras técnicas especializadas. (Foto: Assessoria)