Simulação chocante alerta para a violência no trânsito
O que parecia ser o desfecho trágico de mais uma briga no trânsito de Cascavel chamou a atenção de um número considerável de pessoas na noite de ontem (30), na Rua Paraná, em um ponto que concentra inúmeras casas noturnas da cidade. Felizmente, tudo não passou de simulação de uma desavença que hipoteticamente culminou em violência e morte, feita justamente para chocar as pessoas e chamá-las a refletir sobre o problema logo no lançamento da campanha "Deixa pra lá - Tem alguém que te espera", uma iniciativa é da 5ª e da 16ª Promotorias do Ministério Público.
O promotor de Justiça Alex Fadel diz que o Ministério Público pretende com a campanha conscientizar as pessoas em relação à necessidade de ter mais paciência, tolerância e empatia. Ele destaca que, muitas vezes, o planejado durante o dia não dá certo, surge uma pedra no meio do caminho, mas é preciso saber lidar com a situação.
"Não é efetivamente pegando a pedra e jogando na cara de alguém que você vai resolver o problema, pelo contrário, o que era problema pequeno pode se tornar um grande problema. Você pode matar alguém, machucar alguém ou ser machucado, machucar alguém da sua família. Então, a ideia do ‘Deixa pra lá’ é justamente conscientizar as pessoas com relação a paciência. A gente não pode controlar o que acontece com outra pessoa que pode estar em um mau dia, desatenta de alguma razão, um acidente de trânsito, uma palavra mal dita, mal colocada. É uma campanha de paciência e tolerância entre a comunidade de Cascavel", explica Fadel.
A campanha promove essa reflexão de não se deixar levar pelo calor do momento, por rompantes que podem condenar seu futuro. A violência só gera sofrimento. O resultado pode ser o fim da vida de alguém.
"O que nós buscamos com essa campanha não é a redução dos índices de criminalidade, mas sim conscientizar as pessoas que tenham mais tolerância, que tenham mais consciência, que diante de um desses conflitos não resolvam de imediato, não resolvam nunca com violência", destacou a delegada de polícia Mariana Vieira.
O secretário-chefe da Casa Civil, Thiago Stefanello, que representou o prefeito Leonaldo Paranhos no lançamento do evento, destacou a importância da campanha. "O Ministério Público nos fez um chamado e o prefeito Paranhos não podia ficar de fora disso. Convocou a nossa equipe, os secretários, já que nós somos a principal rede de acolhimento para as pessoas vítimas de violência. Então, nós temos que estar engajados também nessa campanha para levar cada vez mais a informação. O prefeito Paranhos sempre diz ‘esse problema também é meu’ e como nós fomos convidados pelo Ministério Público nós dizemos "esse problema também é nosso" para conscientizar a população", disse. (Foto: Vanderlei Faria/ PMC)