Ministério proíbe eventos com aves em todo o Brasil
Seguindo o exemplo dado pelas secretarias de Agricultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura editou portaria suspendendo a presença de todas as espécies de aves em exposições, torneios, feiras e demais eventos do gênero no País todo.
A medida, inicialmente com validade por 90 dias, se destina a proteger a avicultura nacional e mitigar os efeitos de uma eventual chegada da gripe aviária no País. A doença já tem causado grandes prejuízos a avicultores de países vizinhos, principalmente a Argentina.
A mesma portaria suspende, em todo o território nacional, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados. A suspensão se aplica "a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades".
Em janeiro último o Ministério já havia emitido nota técnica alertando para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a influenza aviária em razão do aumento da notificação de focos em diversos países. Na ocasião, no entanto, foi determinado apenas o aumento da vigilância em estabelecimentos avícolas por parte dos órgãos estaduais de vigilância sanitária animal. (Imagem: Sindiavipar)