Novidades tecnológicas são atração à parte na ExpoConstruindo
Ao entrar na ExpoConstruindo 2018, feira de construção, arquitetura, decoração e paisagismo que começou ontem até domingo à noite, no Centro de Eventos de Cascavel, o visitante também vive uma experiência tecnológica. Falar em construção hoje, também é adentrar num universo high-tech, cheio de soluções surpreendentes que surgem com simples cliques. Muito além das funções de comunicação, os celulares se tornaram verdadeiros controles remotos, capazes de controlar de tudo um pouco dentro de uma casa: luzes, câmeras, cortinas e até sons.
Uma empresa especializada em automação residencial, que está entre os 150 expositores da ExpoConstruindo, trouxe para a feira um sistema de sonorização americano, que é novidade no Brasil. "São instalados módulos, seja em móveis ou no gesso do teto, junto com caixas de som. O sistema é conectado na rede wi-fi da casa e o morador baixa o aplicativo gratuito. Pelo app, ele consegue colocar sons diferentes em cada ambiente, ou pode linkar o mesmo som em todos os cômodos, se quiser fazer uma festa", detalha o expositor Leandro Lecheta, engenheiro de automação responsável pela Future Home.
No mesmo estande, o visitante já tem a oportunidade de ver na prática como funciona o "hotfloor", piso aquecido, ideal para deixar os ambientes bem aconchegantes no inverno. "Cada ambiente tem um termostato, onde a pessoa consegue controlar a temperatura. É mais econômico e mais saudável do que ar condicionado. E pela lei da física, o ar quente sobe e o ar frio desce, então ele é mais funcional. Chega até a 35 graus, então fica muito agradável, principal para banheiros e quartos".
E que tal adotar a tecnologia para conhecer sua casa em detalhes antes mesmo de começar a erguer as paredes? Com um software específico e óculos 3D, os arquitetos conseguem inserir os clientes no ambiente projetado. O visitante da ExpoConstruindo também pode ter essa sensação ao testar o óculos acoplado a um celular, disponibilizado pela Iknos Arquitetura. "Acaba facilitando porque o cliente consegue ter uma percepção do espaço. Ele faz uma imersão virtual e tem uma perspectiva real de como vai ficar o ambiente", explica o arquiteto Leonardo Conferri.
A inovação também tem sido utilizada para ajudar pessoas com mobilidade reduzida. Além de elevadores e plataformas, a Motion Elevadores, está lançando na feira uma linha voltada para acessibilidade. Foram seis meses de estudo que resultaram em um equipamento eficaz para o transporte de cadeirantes, seja entre cômodos da casa, sem precisar de cadeira de rodas, seja para fora da residência. "Encontramos muitas pessoas que têm essas necessidades, mas possuem dificuldades para transportar um familiar. Por isso desenvolvemos o Motion Lift, que funciona com elevação elétrica e movimentação manual. Ele tem três bases: móvel, veicular e fixa. Assim você consegue chegar com o cadeirante perto do carro, retirar da cadeira e colocar dentro do veículo. Além da base fixa, que pode ficar perto de uma cama ou sofá. Com o mesmo equipamento, você consegue transferir a pessoa da cadeira para cama", detalha Lucas Boger, proprietário da empresa desenvolvedora.
VISITAÇÃO
Com entrada franca, a ExpoConstruindo ainda pode ser visita hoje e amanhã, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 21h. (Foto: Divulgação)