Cidades empreendedoras: seis do Paraná entre as 50 do Brasil
Curitiba (7º lugar), Maringá (20º), Londrina (23º), São José dos Pinhais (26º), Cascavel (30º) e Ponta Grossa (50º) são as cidades do Paraná que figuram entre as 50 do Brasil todo no chamado ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública, órgão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Existente desde 2014, esse ranking leva em consideração sete indicadores, chamados no estudo de determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Eles abarcam 50 critérios objetivos das condições que afetam a atividade empreendedora nos municípios.
Na 30ª posição geral, a cidade de Cascavel se destaca pelo Ambiente Regulatório, ocupando a 12ª colocação nesse indicador, além de Infraestrutura (28ª), Acesso à Capital (29ª) e Inovação (29ª). Este último critério leva em conta quesitos como a concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e a infraestrutura tecnológica disponível.
O ICE serve como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia dos municípios a partir do fomento à atividade empreendedora, Também é uma fonte de consulta para empreendedores que desejam expandir os seus negócios para ambientes mais favoráveis. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)