Enio Verri desmente boato sobre auditoria na Itaipu
Em visita a Cascavel para marcar presença na assembleia da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), realizada nesta sexta-feira (24) e que culminou com a eleição do prefeito de Toledo, Beto Lunitti, como novo presidente da entidade em substituição a Elio Marciniak, o Kabelo, prefeito de Santa Tereza do Oeste, o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, desmentiu boatos dando conta que estivesse pretendendo realizar uma auditoria nas contas da binacional.
"Não anunciei em lugar nenhum qualquer auditoria. Todos os convênios que foram realizados até 30 outubro eram de outro governo e não temos o que discutir. Só os convênios de novembro para cá vão sofrer uma revisão técnica", esclareceu ele em entrevista a um pequeno batalhão de repórteres.
"A ideia desse encontro é mais de parabenizar o Kabelo e o Lunitti e colocar Itaipu à disposição dos prefeitos da Amop. Estou há pouco mais de uma semana no cargo, mas já deu para perceber a importância da Itaipu para o Oeste e para o Paraná como um todo. Vamos agora analisar os convênios existentes e ver o que podemos ampliar", afirmou. "O nosso interesse é continuar preocupados, como a Itaipu sempre esteve, com o desenvolvimento da região, tanto na política ambiental e social quanto na infraestrutura".
"Quero destacar uma questão fundamental: uma obra começada, não se para. Posso até discordar da maneira como foi priorizado o investimento da Itaipu, mas isso não me dá o direito de paralisar uma obra já iniciada, pois o custo social é muito maior que terminá-la", continuou Enio Verri, deixando claro, por exemplo, que obras importantes em execução em Foz do Iguaçu (duplicação da Rodovia das Cataratas e ligação da segunda ponte até a BR-277) e em Cascavel (duplicação do Contorno Oeste e do trecho da BR-277 que passa pelo Show Rural e extensão da Avenida Brasil) não sofrerão solução de continuidade.
O novo diretor da Itaipu concluiu dizendo que sua ideia é "somar a missão da Itaipu [ambiental, social e de infraestrutura, exatamente nessa ordem] com aquilo que o governo estadual tem que cumprir porque prometeu na campanha e fazer com que a soma disso faça do Paraná um estado cada vez melhor". Já sobre a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu com o Paraguai, ele disse que é uma questão que será tratada a partir de agosto próximo. (Foto: Ado Júnior)