Paraná de olho na Itaipu
Por proposição do deputado Marcel Micheletto, representante de Assis Chateaubriand na Casa, a Assembleia Legislativa do Paraná criou uma Frente Parlamentar especificamente para acompanhar a renegociação do Tratado de Itaipu.
A ideia é monitorar as conversações entre Brasil e Paraguai para renegociação das bases do chamado Anexo C do Tratado, assinado há exatos 50 anos pelos então presidentes Emílio Garrastazu Médici e Alfredo Stroessner e que precisará ser revisto diante da quitação, no mês passado, da dívida contraída para a construção da binacional, num total de US$ 63,5 bilhões.
A ideia é acompanhar pormenorizadamente a renegociação, debater políticas públicas voltadas ao Estado, acompanhar o impacto financeiro nos 15 municípios lindeiros e os reflexos das tarifas para a população paranaense.
"Os municípios lindeiros, os mais afetados e prejudicados pelo represamento do Rio Paraná, merecem um olhar especial e diferenciado no processo de renegociação. Afinal, eles perderam grandes extensões territoriais agrícolas, altamente produtivas", defende Micheletto.
Além de Micheletto, integram a Frente Parlamentar os deputados Oziel Batatinha, Gugu Bueno e Marcio Pacheco, todos de Cascavel, Matheus Vermelho, de Foz do Iguaçu, mais Tiago Amaral, Ademar Traiano, Maria Vitória, Hussein Bakri e Luiz Fernando Guerra. (Foto: Arquivo Itaipu)