Desassoreamento do Lago começa a ser intensificado
O prefeito Leonaldo Paranhos e o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, estiveram nesta quinta-feira (23) no Lago Municipal de Cascavel para verificar o andamento dos trabalhos de desassoreamento. E a visita deles coincidiu com o início da operação em capacidade máxima da draga utilizada para fazer a sucção dos sedimentos, necessária para assegurar vida útil longa ao reservatório.
"Estou muito feliz porque além de conseguirmos fazer o desassoreamento, esse novo formato [de trabalho] é menos impactante para o meio ambiente, consolidado, sem nenhum tipo de odor, fazendo com que esse trabalho possa ser eficiente. Nós temos que tirar daqui aproximadamente 21 mil metros quadrados de barro, foram retiradas até agora três, e cada dia que passa aumenta a capacidade dessa retirada", comentou Paranhos, após lembrar que o lago armazena 4 bilhões de litros de água.
"O município está fazendo um trabalho de contenção, porque o que nós temos aqui é tudo aquilo que vem de matéria orgânica, de água de chuva por exemplo e que vem parar no lago, e isso acaba assoreando. Se você tiver uma barreira feita para evitar isso, o que duraria 20 anos pode durar 40", acrescentou Stabile ao lembrar que é preciso prevenir.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Nei Haveroth, esta já é a terceira etapa do projeto e aquela em que o desassoreamento acontece efetivamente. "Mas teremos mais duas fases importantes pela frente: correção das margens do lago após a dragagem, as caixas de retenção, e também a recuperação da área onde estão sendo depositados os sedimentos", detalhou. (Foto: Vanderlei Faria/Secom)