Programa vai restaurar móveis inservíveis e doá-los aos pobres
Como parte das comemorações alusivas o Dia da Água, Cascavel lançou nesta quarta-feira (22) mais um programa inovador nas áreas social e ambiental. O Bem Reciclar, a ser conduzido pela Secretaria de Ação Social, irá restaurar móveis considerados inservíveis e encaminhá-los às famílias em situação de vulnerabilidade.
O programa será desenvolvido em uma oficina que funcionará no Ecoponto Manaus e irá recuperar móveis do próprio Município, bem como aqueles descartados pela população e que ainda possam ser consertados.
"É um projeto inteligente, de rentabilidade, de economia e também ambiental. Se esses inservíveis não vieram para cá [Ecoponto], possivelmente estarão indo para um rio, para um parque ou uma praça e isso é muito ruim. Esse projeto será de grande valia para a nossa cidade", enfatizou o prefeito Leonaldo Paranhos.
A secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse Pohl, explicou que a ideia partiu do próprio prefeito e será imediatamente colocada em prática. "As secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento e Gestão se uniram para criar a oficina social e fazer um aproveitamento do que a sociedade às vezes não precisa mais e está em condições de uso ou com pequeno reparo é possível reutilizar e esses bens vão para a Assistência Social e famílias em situação de vulnerabilidade poderão aproveitar. Vai sair dali um bem totalmente novo, adequado à necessidade, consertado e sem defeito", disse.
Para Nei Haveroth, secretário de Meio Ambiente, esse trabalho também vai ajudar a despoluir a cidade, já que vai evitar que muitos desses mobiliários sejam descartados de forma irregular. "Serão recolhidos aqueles móveis que ainda existe a possibilidade de ser reaproveitado, que estejam em condições favoráveis de recuperação", enfatizou.
A oficina contará com apoio de apenados do Depen que já possuem experiência com marcenaria e, ainda, de servidores do Município, e o programa será desenvolvido com apoio do Conselho dos Municípios Lindeiros e da Itaipu Binacional. (Foto: Vanderlei Faria/Secom)