Rodovia das Cataratas terá duas passagens para animais
A duplicação da B R-469, também conhecida como Rodovia das Cataratas e que corta o Parque Nacional do Iguaçu, está sendo feita com base em todos os critérios necessários para interferir o mínimo possível na natureza.
Por isso, num trajeto de 8,7 quilômetros haverá dois corredores exclusivos para passagens de animais silvestres de um lado para o outro da rodovia. Eles estão localizados no km 2+940, conectando dois fragmentos da margem esquerda do Rio Tamanduá, e no km 5+854, ambas com largura de 3x3 metros, e comprimento de 46,60 e 65,6 metros, respectivamente.
Iniciadas em setembro do ano passado, as obras avançaram 5,48% e a previsão de entrega é para o primeiro semestre do ano que vem. A extensão vai do portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, até o trevo de acesso à Argentina, passando ainda pelo Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu.
Com um investimento de R$ 129,66 milhões em recursos da Itaipu e administração do DER-PR, o projeto também prevê implantação de vias marginais, de passeio, ciclovia, uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá, iluminação com LED e quatro viadutos: no km 2,2, no km 3,9, no km 7,6 e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. (Foto: Divulgação DER-PR)