Pesquisa começa a mapear a Síndrome de Down no PR
A Fepasd (Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down) escolheu este 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down, para lançar uma pesquisa a fim de fazer um amplo raio-x dessa anomalia no Estado todo. O trabalho será feito com apoio do Governo do Estado e irá embasar a implantação de novas políticas públicas, além e aprimorar as já existentes para esse público.
De acordo com a presidente da Fepasd, Noêmia da Silva Cavalheiro, a ausência de dados sobre saúde, educação e condições socioeconômicas das pessoas com Síndrome de Down dificulta a proposição de políticas públicas direcionadas a esta parcela da população. "Por isso, precisamos conhecer melhor a realidade das famílias em todo o Estado e, então, direcionar as ações políticas", explica.
A pesquisa irá se estender até 21 de abril e será realizada exclusivamente pela internet. O formulário, do Google Forms, é dividido em quatro seções, e para responder as pessoas precisam acessar este link e dar as respostas, que não demandam mais de dez minutos.
CELEBRAÇÃO
Além do lançamento da pesquisa, a data foi marcada por um debate sobre o tema por uma ação envolvendo os servidores da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, que foram trabalhar com meias de pares desiguais para mostrar que as diferenças tornam os seres humanos únicos e que é possível abordar este importante tema de forma leve.
"Ficamos muito felizes com a participação dos nossos colaboradores. A Política Pública da Pessoa com Deficiência está dentro da nossa pasta e a integração de todos para que, cada vez mais, possamos acabar com as ideias de capacitismo", destacou o secretário da pasta, Rogério Carboni. A Sedef é a pasta responsável pelas ações do Governo Estado voltadas às pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação Sedef)