Educação do Paraná volta a fazer concurso após 10 anos
Deve ser publicado no início de abril o edital com todas as informações sobre inscrições, provas e contratações do primeiro concurso público da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na última década. O certame terá duração de dois anos, mas poderá ser prorrogado por mais dois, com a possibilidade de contratar mais profissionais nesse período.
O governador Ratinho Junior já deu a autorização para abertura do concurso, que deverá abrir cerca de 1,2 mil vagas para o quadro próprio do magistério estadual.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que a contratação de novos profissionais via concurso público fortalece a educação paranaense, que avançou muito nos últimos anos. "Atualmente, o ingresso do professor na rede estadual tem sido feito via PSS, que tem uma rotatividade muito grande", explicou. "Sendo concursado, o professor fica em uma escola só, cria um vínculo com a comunidade escolar que reflete na qualidade do ensino e na aprendizagem dos estudantes. Toda a sociedade paranaense ganha com esse processo".
Ainda segundo ele, professores PSS, da rede municipal, da rede privada e quem está concluindo sua formação na licenciatura devem se inscrever e participar desse processo, que também vai formar um cadastro de reserva. Desde o início de 2022, a remuneração base dos docentes paranaenses é de R$ 5.545,86 para 40 horas. (Foto: Divulgação Seed)