Censo vai traçar um raio-X da cadeia leiteira no Paraná
O IDR-Paraná vai realizar um completo diagnóstico da cadeia leiteira do Estado, já apelidado de censo do leite, para que os produtores possam ter em mãos um retrato detalhado do setor a fim de nortear futuras ações. A iniciativa foi apresentada na reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Faep desta segunda-feira (20) pelo gerente de projetos e cadeiras produtivas do instituto, Hernani Alves da Silva.
O formulário para aplicação da pesquisa já está pronto e a próxima etapa deve ser o treinamento dos extensionistas rurais, que ficarão responsáveis pela coleta de informações. O Senar-PR vai fazer o fornecimento desse treinamento e outras entidades devem dar suporte ao levantamento, cujo início ainda não tem uma data determinada.
OUTRAS PRIORIDADES
A reunião desta segunda também definiu outras prioridades da cadeia paranaense do leite para 2023, entre elas sanidade, redução de custos e previsibilidade nos preços. Durante o encontro, líderes rurais das maiores regiões produtoras de leite do Paraná puderam expor suas contribuições ao planejamento estratégico para fortalecer a produção de leite estadual.
O presidente da Comissão Técnica da Faep, Ronei Volpi, enfatizou que nos três primeiros meses de 2023 as economias nacional devem enfrentar um período de incertezas. "Ainda assim, nós produtores de leite continuamos perseverantes, unidos no que é possível e tocando a atividade, sem dúvida, uma das mais complexas e sensíveis que existem no agronegócio", ressaltou. (Foto: Sistema Faep)