Atos de 8 de janeiro: PF faz prisão no Oeste do Paraná
Uma pessoa foi presa pela Polícia Federal nesta sexta-feira (17) em Foz do Iguaçu (não em Santa Terezinha, ao contrário da informação inicial da própria PF), no Oeste do Paraná, acusada de participação nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, quando Congresso Nacional, Palácio do Planalto e sede do Supremo Tribunal. O mandado foi cumprido contra o guarda municipal Joelson Sebastião Freitas e um segundo paranaense foi preso em Arapoti, na região dos Campos Gerais.
A ação faz parte da oitava fase da Operação Lesa Pátria, determinada pelo STF e que cumpre nesta sexta um total de 32 mandados de prisão e outros 46 de busca e apreensão também em cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo e Rondônia. Um dos alvos, segundo a PF, é a mulher filmada pichando a frase "Perdeu, Mané" no STF.
294 SEGUEM PRESOS
Na quinta (16), o Supremo Tribunal Federal informou que concluiu a análise das prisões de todos os suspeitos detidos nos dias seguintes aos atos de terrorismo na Esplanada dos Ministérios - seja em flagrante, seja nas fases anteriores da operação Lesa Pátria.
Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou os pedidos de liberdade de 86 mulheres e 208 homens que tiveram as condutas consideradas mais gravosas. Com isso, esses 294 suspeitos foram mantidos em prisão preventiva. (Foto: Reprodução Twitter)