Itaipu continuará parceira
A incerteza manifestada por alguns prefeitos do Oeste paranaense sobre a linha de atuação que a Itaipu adotará ao longo dos próximos anos foi desfeita por Enio Verri em seu discurso de posse à frente da binacional. O novo diretor-geral brasileiro, que, por ser paranaense, conhece mais que a maioria de seus antecessores a realidade e as necessidades do Paraná, deixou clara qual será a linha de atuação de sua equipe, a ser completada por esses dias.
"Vamos reconstruir a rede de parcerias, estreitar as relações com universidades e o setor produtivo, dialogando com as comunidades, municipalidades, cooperativas e organizações sociais. Vamos apostar na vocação do PTI de celeiro de boas práticas e inovações para apoiar o desenvolvimento local e regional", disse Verri, dando a entender que a participação da Itaipu no desenvolvimento regional irá além de financiar obras estruturais.
"Itaipu é muito importante para o Paraná, e todos os presidentes e diretores que passaram por aqui mantiveram um bom diálogo com o Governo do Estado. Vamos manter esse bom relacionamento, a porta aberta para a conversa. Itaipu já garantiu grandes investimentos ao Paraná. Estamos dispostos a colaborar com o desenvolvimento e com o crescimento de Itaipu, e fazer com que as pessoas sejam beneficiadas com aquilo que é construído aqui", retribuiu o governador em exercício Darci Piana, também presente ao ato, que foi prestigiado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mario Abdo Benitez.
Vale lembrar que as principais obras estruturantes em execução atualmente no Oeste são bancadas com recursos da Itaipu. Dentre elas estão a segunda ponte Brasil-Paraguai e a duplicação da Rodovia das Cataratas, ambas em Foz do Iguaçu, e a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277 no trecho que passa enfrente ao Show Rural e à sede da Ferroeste. (Foto: Camila Tonett/Vice-Governadoria)