(Dubai) Bye Ferroeste
Se as ditas forças vivas do Oeste paranaense não agirem rápido, um dos mais antigos sonhos da região poderá se transformar em pesadelo - sobretudo para o setor agropecuário, que vê no transporte ferroviário a saída mais viável para fugir do pedágio. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Alerta Paraná, prepostos de um poderoso grupo político paranaense já estariam em avançadas tratativas com um consórcio internacional para privatizar a Ferroeste. O referido grupo teria como principal pilar econômico uma empresa de Dubai, mas também contaria com recursos da Espanha. Desse interesse da iniciativa privada conclui-se que se a Ferroeste não está bancando seu custo é por falhas administrativas, não por inviabilidade econômica. Se é assim, que se profissionalize a gestão, pois a venda será passar um atestado de pura incompetência.
Falácia
Que fique claro: usar o pedágio para conquistar votos para o pleito de outubro próximo é repetir um dos estelionatos eleitorais mais conhecidos da história do Paraná, o do "baixa ou acaba". E não importa de quem venha (se da situação ou da oposição), pois os contratos foram tão bem amarrados que não há como fazer nada até 2021, quando o novo governo estadual já estará na metade final.
Gestão eficaz
Pedro Paulo, premiado professor da Fundação Dom Cabral, estará na reunião desta quinta-feira da Acic para ministrar uma aula ao empresariado cascavelense sobre "Fundamentos para uma gestão eficaz". Com início marcado para as 18h30, a palestra é destinada a diretores e associados da entidade e não terá custo algum.
Chapa pura?
"MDB do futuro é com candidatura própria, João Arruda governador, Requião senador. O resto, como diria Requião, é conversa mole". Esse é o teor de uma nota distribuída hoje no grupo de SMS do partido, que, em caso de se confirmar a chapa puro sangue, está propenso em apostar no cascavelense Walter Parcianello como candidato a vice-governador.
De busão
Já é conhecido de quase todos que acompanham a política de Cascavel que Flávio Arns está desde hoje cedo na cidade, onde mantém uma série de contatos para viabilizar sua candidatura ao Senado pela Rede, em coligação com o PPL de Marcio Pacheco. O que poucos sabem é que Arns, que já foi senador e vice-governador no primeiro mandato de Beto Richa, está viajando de ônibus para fazer sua campanha.
Expo Rondon
Os festejos do 58º aniversário de Marechal Cândido Rondon, iniciados ontem com um desfile cívico, terão continuidade nesta quinta-feira com a abertura oficial da Expo Rondon, a ser feita pelo prefeito Marcio Rauber. O ponto alto, no entanto, ocorrerá no próximo domingo com a tradicional Festa Nacional do Boi no Rolete, para a qual a governadora Cida Borghetti já confirmou presença.
Turismo
As universidades estaduais também darão sua contribuição para o desenvolvimento do turismo no Paraná. O pontapé inicial para isso foi a criação da Rede de Cooperação Universitária em Turismo, oficializada pelos secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, e do Esporte do Turismo, João Barbiero. Vale lembrar que essas instituições possuem, juntas, cerca de 700 alunos distribuídos em seis cursos de Turismo e um de Hotelaria.
* Pílulas
* O ex-deputado Tércio Albuquerque, que atualmente trabalha na Itaipu, acaba de receber em Missal seu quinto título de Cidadão Honorário de municípios da região Oeste. * Vai mesmo de mal a pior a relação entre o PSDB e o Governo Cida Borghetti (ou seria Ricardo Barros?). * Prova disso é que a ex-primeira dama Fernanda Richa decidiu deixar a Secretaria da Família e do Bem Estar Social, onde há anos realizava um ótimo trabalho. * Foi-se o tempo em que líderes católicos e evangélicos não poderiam cruzar o caminho uns dos outros. * No Paraná, o PRB da Igreja Universal e o PHS da corrente carismática da Igreja Católica estão próximos de fechar uma aliança para a eleição de deputado estadual e federal. * Estudo divulgado hoje pelo IBGE dá conta que o Paraná lidera a produção nacional de frangos com um plantel de 347,7 milhões de aves (30% do total). * Já a produção de bovinos é liderada pelo Mato Grosso, a de suínos por Santa Catarina, a de ovinos pelo Rio Grande do Sul e a de caprinos pela Bahia. * A corrida presidencial sofreu mais um desfalque: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciou a decisão de disputar um novo mandato de deputado federal e apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin. * O PDT do presidenciável Ciro Gomes está sendo acusado de gastar R$ 350 milhões do Fundo Partidário para financiar a defesa de seus dirigentes em processos criminais da Lava Jato.