Egressa de Agronomia da Univel brilha em programa de Mestrado
Sabrina Matos, egressa do curso de agronomia da Univel, ficou em primeiro lugar no programa de Mestrado em Agronomia, área de produção vegetal, no campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon. Além de ser aprovada em primeiro lugar no programa, ela foi a primeira da lista para a concessão das bolsas.
Onze pessoas estavam inscritas para concorrer às bolsas e sete delas tiveram os projetos aprovados, mas apenas quatro foram selecionadas para serem contempladas.
Sabrina veio de Rondônia para estudar em Cascavel e conta que iniciar a graduação fazia parte de um sonho. "Eu fiz minha transferência para a Univel e só de começar a graduação já era uma vitória. Fazer mestrado era algo muito distante da minha realidade, não imaginava que um dia pudesse fazer", afirma.
A mestranda aproveitou a oportunidade do processo para vagas remanescentes e fez a inscrição, mas teve que superar os desafios para desenvolver e entregar o projeto no prazo. "Tive que elaborar o projeto, atualizar meu currículo Lattes. Chegou um momento que achei que não daria conta, foram noites e madrugadas estudando e graças ao apoio de amigos eu consegui finalizar". Sabrina teve apenas duas semanas para desenvolver o trabalho. Quando descobriu que havia passado como primeira colocada, a emoção tomou conta. "Fiquei sem acreditar que tinha conseguido, ainda mais em primeiro lugar. Fiquei muito feliz e emocionada, chorei de emoção, fiquei maravilhada", afirma.
A linha de pesquisa para desenvolvimento do trabalho foi sobre a fitossanidade e controle alternativo com intuito de verificar a compatibilidade de produtos químicos e biológicos no tratamento de sementes de feijão. De acordo com Sabrina, o mercado de controle biológico está mais evidente e é uma forma alternativa de prevenção de doenças e pragas nas lavouras, pois não agride o meio ambiente e diminui o uso de defensivos agrícolas. "Com o programa de mestrado, é possível aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação", finaliza.
Segundo a coordenadora de agronomia, Vanessa Taques, a área da agronomia tem o mercado superaquecido, tanto na região Oeste, quanto em outras regiões. O agronegócio é uma das principais atividades da economia brasileira. O engenheiro agrônomo pode atuar em diversas áreas, por isso não faltam oportunidades nesta área.
Ainda conforme a coordenadora, 90% dos egressos de agronomia estão atuando no mercado, "A maioria deles já está devidamente colocada no mercado de trabalho, em diversas áreas, seja como trainee, trabalhando em cooperativas, em pesquisas ou gestão de fazendas".
Vanessa comenta que é muito satisfatório auxiliar na evolução dos alunos. "É gratificante poder colaborar com a vida profissional dos nossos egressos, em especial da Sabrina que conseguiu esse destaque", finaliza. (Foto: Divulgação)