Documento define rumos do Programa Empreender
A primeira reunião do Conselho de Núcleos do Programa Empreender da Acic foi realizada na manhã desta terça-feira (14) e reuniu coordenadores e consultores de núcleos, integrantes do Conselho e o presidente e o vice da associação comercial, Genesio Pegoraro e Siro Canabarro.
Os trabalhos foram conduzidos pela analista Shaiane Marcondes, que abriu o encontro falando de duas agendas importantes: a intenção de realizar a 7ª edição do Fórum do Empreender em 5 de outubro, Dia do Empreendedor, e a primeira reunião do Conselho de Núcleos com a nova diretoria da Acic, em 1º de junho. Ela deu detalhes de um documento de 17 páginas que passa a ser compartilhado com os coordenadores e que traz inúmeras orientações sobre o funcionamento do Empreender.
Elaborado a várias mãos, o documento fala da história do Empreender e da Acic como primeira entidade do Paraná a aderir ao programa, em 1998, sobre o que é e a função da governança, do Conselho de Núcleos, papel do coordenador, do consultor, sobre o processo de criação de novos núcleos e de regras que precisam ser observadas. O material informa ainda sobre projetos, planejamento estratégico e captação de recursos, bem como quanto à organização e participação dos grupos em sorteios e campanhas. Atualmente, são 26 os núcleos em atividade na Acic.
A consultora Cristiane Hickmann informou sobre a retomada do trabalho das Câmaras Técnicas. Estão ativas a tributária e de internacionalização e terão reestruturação a de relações do trabalho, de ação social e meio ambiente. O presidente Genesio Pegoraro agradeceu o empenho dos núcleos e falou da importância da participação de alguns deles no Show Rural Coopavel.
Os presentes também puderam se manifestar na palavra livre. A coordenadora do Núcleo Têxtil, Maria Helena, deu um depoimento sobre a importância de perseverar. "Nosso núcleo estava para fechar e hoje estamos na dianteira de um programa fundamental às empresas e ao futuro polo têxtil de Cascavel". (Foto: Divulgação)