Não há segredo para se viver mais e com saúde
Nesta sexta-feira (10) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, instituído para conscientizar a população sobre os riscos de uma vida com pouca atividade física e incentivar a prática regular de exercícios, seja qual for a modalidade.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 20% da população mundial adulta e 80% dos adolescentes são inativos fisicamente. Isso significa que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividades físicas regulares.
No Paraná, em 2019, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 40% dos adultos acima dos 18 anos foram considerados insuficientemente ativos. No caso dos adolescentes entre 13 e 17 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, o percentual ficou em 3,8%.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves, pessoas sedentárias têm maior risco de desenvolver doenças crônicas, ou seja, vivem menos. "A falta de atividade física reduz o metabolismo e prejudica a capacidade do organismo, podendo aumentar o risco de mortalidade pelo surgimento e agravamento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade. Por esse motivo é muito importante manter uma rotina física ativa, com práticas regulares", lembra.
"As doenças crônicas representam uma alta parcela de internações pelo SUS. Portanto, a redução na prevalência de inatividade física na população representa uma economia significativa de recursos orçamentários na saúde", acrescenta Neves.
Mover-se mais e permanecer menos em comportamento sedentário é importante para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde, independentemente da idade, sexo, raça, etnia ou nível de condicionamento físico atual. Quanto mais cedo a prática da atividade física é iniciada e se torna um hábito na vida, maiores são os benefícios.
No Brasil há até um guia de atividade física voltado à população em geral que posse ser acessado clicando AQUI. Elaborado pelo Ministério da Saúde, ele recomenda para adultos pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana - incluindo exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular e ósseo. Para crianças e adolescentes, o tempo ideal é de 60 minutos por dia.
CASCAVEL
Em Cascavel, o poder público municipal tem oferecido uma variada gama de opções para que a população adquira o hábito de se exercitar, independente da idade. As avenidas Brasil e Tancredo Neves, além de várias outras, possuem extensas pistas de caminhada e ciclismo, o que acontece também no Lago Municipal, o principal cartão postal da cidade. Também existem várias estações estratégicas, onde as pessoas podem alugar bicicletas por um preço bem acessível para se exercitar.
E mais recentemente alunos de vários bairros deram início às atividades esportivas do programa Segundo Turno Integral, que oferece a eles a oportunidade de iniciarem na prática do atletismo no Centro Nacional de Treinamento da modalidade, que é um dos mais modernos do Brasil. (Foto: Secom/PMC)