Política paranaense de saúde é destaque em congresso nacional
A equipe da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná participa desde ontem da 34ª edição do Conasems (Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que vai se estender até amanhã. O objetivo é divulgar o trabalho realizado no Estado nas diversas áreas da saúde pública e oferecer um espaço aberto para o diálogo com os municípios paranaenses e troca de experiências com as demais regiões do Brasil.
"Além de conhecer a rotina da saúde de diferentes lugares do país, nos colocamos à disposição de todos os participantes do Congresso para mostrar o trabalho que é feito no Paraná", destaca o secretário Antônio Carlos Nardi, que lidera a maior delegação do congresso.
Em um estande no centro de convenções em Belém do Pará, durante os três dias de evento a Secretaria do Paraná mantém uma equipe para apresentar materiais educativos, protocolos, linhas guia e variados instrumentos utilizados para orientar ações e políticas públicas da área. São exposições de setores como atenção primária, vigilância em saúde, assistência farmacêutica e ouvidoria, entre outros.
"Somos um país de dimensões continentais. Ter um evento que reúne tantas pessoas engajadas em um mesmo objetivo - um SUS que dê certo - já justifica a importância de estarmos aqui", diz o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, Carlos Lorga.
O CONGRESSO
Nesta edição do congresso são esperados mais de 5 mil participantes, entre gestores estaduais e municipais de saúde, trabalhadores do SUS e representantes de instituições ligadas à saúde pública. O tema do evento, que neste ano está sendo marcado pela comemoração dos 30 anos do Conasems, é "A saúde que queremos para o Brasil - o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde". (Foto: Divulgação)