Assembleia aprova mudanças no estatuto da Credicoopavel
Cooperados participaram na manhã de quarta-feira (8) de assembleia geral extraordinária que apresentou e aprovou mudanças no Estatuto da Credicoopavel, a Cooperativa de Crédito Rural Coopavel. Com 41 anos de história e mais de 9,5 mil associados, a Credi é um dos braços mais importantes da estrutura da cooperativa, que atua em 23 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná.
A AGE foi comandada pelo presidente do Conselho de Administração, Dilvo Grolli. "A atualização do estatuto, além de atender novos dispositivos do Banco Central, conecta a Credicoopavel a um novo tempo. Agradeço a todos que se debruçaram por um longo tempo para ajustar vários dos artigos do estatuto a um novo momento na trajetória da cooperativa. Essas alterações darão também condições para a Credicoopavel colocar em práticas novos projetos de expansão e de atendimento aos seus cooperados", afirmou.
Uma das principais novidades aprovadas pela assembleia está no artigo 38, que trata sobre a diretoria executiva. Os principais cargos passam a responder a uma nova nomenclatura e há ainda a criação de uma nova diretoria considerada fundamental neste novo momento da cooperativa de crédito rural. O cargo de diretor financeiro, por exemplo, passa a se chamar diretor-presidente da Diretoria Executiva. E em vez de dois membros como no passado (diretor financeiro e diretor administrativo), agora serão três, incluindo a nova Diretoria Executiva de Negócios. O diretor-presidente da Diretoria Executiva é Paulo Aparecido Arantes, e o diretor executivo de Administração é Antônio Carlos Frediani.
A pandemia incorporou e antecipou inúmeras tendências no mundo dos negócios e a Credicoopavel, na atualização de seu estatuto, busca estar integrada a essa nova realidade. Na pandemia, as reuniões e encontros virtuais predominaram e, a partir de agora, a Credi poderá escolher entre três modalidades de assembleias: presencial, virtual ou mista - unindo presencial e virtual. Outra mudança é a exigência de publicação de editais de assembleias em locais de fluxo de cooperados e no site da instituição, com dispensa de versão em veículo impresso como ocorria.
SOBRAS
A assembleia aprovou outra alteração considerada importante pelos cooperados. Na distribuição das sobras, que acontece no fim de cada exercício, em vez de 60% do valor apurado serão 70% destinados ao Fundo de Reserva. A finalidade desse fundo é considerada das mais relevantes para uma instituição a exemplo de uma cooperativa de crédito. (Foto: Divulgação)