Cascavel busca se consolidar como polo têxtil do Paraná
A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, a Acic e o Núcleo Setorial Têxtil estão dialogando com vistas à elaboração de um termo de cooperação que contribua com ações para consolidar Cascavel como polo têxtil do Paraná. Reunião nesse sentido foi realizada nesta semana na Acic e os resultados colaboram para vislumbrar oportunidades capazes de transformar vidas e também acelerar negócios.
Do encontro participaram os secretários Hivonete Piccoli e Hudson Moreschi Júnior, o presidente da Acic Genesio Pegoraro, o vice Siro Canabarro, a coordenadora do Núcleo Têxtil Maria Helena, além de consultores empresariais e integrantes do Programa Empreender. Ao mesmo tempo em que destacou o potencial e a importância do projeto e da parceria, Genesio falou de uma missão técnica organizada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) que levará empresários a Milão (Itália), em feira que, entre outros setores, dá atenção à indústria têxtil.
Algumas das ações que deverão permear o termo de cooperação entre as partes citadas, são: representatividade do setor privado na elaboração do modelo de política pública do polo têxtil; realização de benchmark com alunas dos cursos nas empresas nucleadas; oferta de estágio nas empresas nucleadas; estruturação e alimentação de um banco de dados entre profissionais, faccionistas e empresas; organização da primeira feira do setor têxtil de Cascavel e expansão da parceria para outros núcleos e soluções Acic.
A secretária Hivonete destacou que o projeto do Polo Têxtil para Cascavel se transforma em uma determinante ação de política pública sustentável. "Além de impulsionar um setor empresarial dos mais relevantes para a economia local de qualquer região, a abertura de oportunidades que virão a ser geradas terão o poder de mudar muitas vidas". (Foto: Divulgação)