Ferroeste e agro levam comitiva do PR ao outro lado do mundo
A primeira missão comercial internacional do Governo do Paraná em 2023 embarca neste sábado (4) para o Japão e Coreia do Sul. Liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e integrada também pelo deputado estadual Marcel Micheletto, de Assis Chateaubriand, ela tem como meta expandir as exportações paranaenses, em especial de carne suína, aos dois maiores mercados do leste asiático, além de apresentar a eventuais investidores o projeto da Nova Ferroeste.
A missão é organizada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo, vinculada à Secretaria estadual de Indústria, Comércio e Serviços, e pelo deputado federal Luiz Nishimori. No Japão, a agenda será de 4 a 12 de março. Na sequência, a comitiva irá à Coreia do Sul, onde ficará de 13 a 16 de março.
Além de Ratinho Junior e Micheletto, integram a comitiva os secretários Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento) e Guto Silva (Planejamento); Eduardo Beki e Giancarlo Rocco, presidente e diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná; o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes; o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti; o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; e a gerente de Relações Governamentais do Sistema Fiep, Letícia Yumi.
CONFIANÇA
"Queremos trazer resultados concretos. Vamos nos reunir com autoridades dos dois países, tentar abrir o mercado de exportação de carne suína das empresas paranaenses, fortalecer a relação com a indústria local e reforçar os laços que nos conectam há vários anos. O Paraná tem uma das maiores comunidades japonesas do Brasil e queremos ampliar esse relacionamento nos próximos anos", adianta Ratinho Junior.
"Essa é uma comitiva de peso, liderada pelo governador, cujo resultado será atração de mais investimentos para criar mais empregos e oportunidades. O Paraná está colhendo bons frutos da melhoria no nível da sanidade animal, o que abre grandes e importantes mercados para a proteína animal do Estado", ressalta o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. "Precisamos de mercados que absorvam nossa produção. Por isso é tão importante a autoridade máxima do Estado expor o cenário local aos potenciais compradores do Japão e Coreia do Sul".
Dos 212 países para os quais o Paraná exportou em 2022, Japão e Coreia do Sul ficaram entre os 12 maiores compradores, relação comercial que deve avançar com a missão organizada pela Invest Paraná. De acordo com dados levantados pelo Ipardes, a Coreia do Sul foi o 8º país que mais adquiriu produtos do Estado em 2022, totalizando US$ 601,5 milhões. O Japão ocupou a 12ª colocação, movimentando US$ 545,3 milhões na compra de produtos paranaenses. (Foto: AENPR)