Fratura exposta
O intrincado debate sobre a concessão das rodovias do Anel de Integração há pelo menos três anos mantém uma clara divisão entre os deputados paranaenses, tanto estaduais quanto federais. Essa fratura é mais clara na Assembleia Legislativa, onde 27 dos 54 deputados (exatamente 50%) assinaram ofício contra a prorrogação dos atuais contratos protocolado em agosto de 2015, no Ministério dos Transportes, pelo presidente da CPI do Pedágio, Nelson Luersen, sob o argumento de que a manutenção do atual modelo seria boa para as concessionárias, mas péssima para os usuários. Em sua estada em Brasília, Luersen, que se fazia acompanhar de Péricles de Mello, teve uma reunião tensa com 12 dos 30 integrantes da bancada federal paranaense, dentre eles Ricardo Barros e Alfredo Kaefer, únicos que na ocasião defenderam a prorrogação. Disso se inspirou Sérgio Souza para aproveitar a função de relator da Medida Provisória transformada na Lei 13.448, sancionada em 2017, e sepultar de vez a possibilidade de prorrogação. Aparentemente ultrapassadas, informações como essas são importantes para jogar um pouco de luz sobre o interminável debate relacionado ao tema, requentado pela audiência pública realizada ontem, em Cascavel.
Descarrilamento
Rumores dão conta que um plano estaria sendo gestado para privatizar a Ferroeste. Segundo se comenta, uma multinacional já teria manifestado interesse por entender que se trata de um grande negócio. Se isso acontecer, um dos maiores sonhos do Oeste paranaense acabará em uma retumbante frustração.
Luto I
A Embaixada Solidária, com sede em Toledo, decretou luto oficial de três dias pela morte do senegalês Fallou Ndack, assassinado ontem com uma facada em pleno centro de Cascavel por conta de uma dívida de R$ 50. Exilado no Brasil há quatro anos, Fallou trabalhava como vendedor ambulante para sustentar a esposa e o filho, que permaneceram no Senegal, e vai voltar para lá em um caixão.
Luto II
Cascavel acaba de perder mais um de seus pioneiros. Danilo Mario Dalmina faleceu na manhã desta quarta-feira, aos 82 anos. Ele era pai do médico ortopedista Vilson Dalmina e tio do ex-vereador Nestor Dalmina - que está de férias na Bahia e tomou conhecimento do ocorrido pelo Alerta Paraná.
Em família
A deputada estadual Maria Victória é quem assina o convite para a convenção estadual do PP, marcada para este sábado, às 10h, no Espaço Torres, em Curitiba. Até aí tudo normal, pois ela é a presidente estadual do PP. Ocorre que Maria Victória é filha da governadora Cida Borghetti, que terá sua candidatura homologada no encontro, e do deputado federal Ricardo Barros, que é quem opera todas as negociações em nome do partido.
Aloprado
Conhecido como um político falastrão, Ciro Gomes produziu hoje mais uma pérola ao falar sobre o ex-presidente Lula. "Ele só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político", afirmou o pedetista. Imagine só um cara desses comandando o País!
PT magoado
A Globonews anunciou hoje os candidatos a presidente a serem sabatinados pela emissora, escolhendo os cinco primeiros nas pesquisas. Serão ouvidos, pela ordem, Alvaro Dias, Marina Silva, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin. Minutos depois veio o protesto do PT, que não gostou de ver Lula excluído da lista. Seria hilário se isso ocorresse, pois o estúdio da emissora teria que ser instalado provisoriamente dentro da cela onde o ex-presidente está preso desde abril passado.
* Pílulas
* Enquanto pacientes moribundos aguardam nas Upas a morte chegar, ao menos 20 leitos do Hospital Universitário de Cascavel estão vazios há vários dias.* Foram necessárias 44 páginas para que todas as propostas do agronegócio ao futuro Governo do Paraná coubessem numa única cartilha. * E a sugestão que mais chamou atenção é a formação de um conselho não remunerado integrado representantes do chamado setor produtivo para aconselhar o futuro governador, ou governadora. * O problema é que a maioria esmagadora dos políticos é toda ouvidos durante a campanha, mas quando governa chama isso de intromissão. * PSDB e MDB mais parecem colchas de retalhos quando o assunto é a eleição para governador do Paraná. * Não há aliança ou candidato que agrade aos caciques dos dois partidos, cada qual defendendo seus próprios interesses. * Wilson Quinteiro já está oficialmente empossado como deputado estadual na vaga de Bernardo Ribas Carli, falecido em desastre aéreo ocorrido no último domingo. * A presidente em exercício Cármen Lúcia foi pra "fita" ao assinar decreto obrigando a contratação de presos e ex-presos pelas empresas com contratos superiores a R$ 300 mil com o governo federal. * Num País com taxa de desemprego que beira os 14% entre os não presidiários, está na cara que uma medida dessas seria amplamente reprovada.