Sem dilação de prazo, plantio da safrinha ficará prejudicado
Com chuvas bem acima da média histórica para esse período, os agricultores do Paraná já contabilizam prejuízos e novas preocupações. Já não são poucas as lavouras onde a soja está germinando enquanto as colheitadeiras permanecem nos galpões por causa do excesso de umidade.
E isso tem refletido em considerável atraso também no plantio da segunda safra de milho, mais conhecida como safrinha. Foi isso que levou o deputado estadual cascavelense Marcio Pacheco a encaminhar ofício ao Ministério da Agricultura e Pecuária solicitando a prorrogação do período de Zoneamento Agrícola de Risco Climático para semeadura do milho segunda safra no Paraná, conforme já ocorreu em anos anteriores.
Integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná, Pacheco pontuou que, de acordo com a própria Conab, o plantio da safrinha já apresenta um atraso considerável em relação ao ano passado. No Oeste do Paraná, particularmente, existe uma grande preocupação com a proximidade do fim da janela de plantio. (Foto: Sistema Faep)