137 presos pelos atos no DF serão soltos com tornozeleira
Em decisões tomadas entre ontem (27) e hoje (28), o ministro do STF Alexandre de Moraes mandou soltar 137 dentre os pouco mais de 1.000 manifestantes que ainda estão presos em Brasília por conta dos violentos atos de 8 de janeiro, que culminaram com a depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Outros 803 permanecerão trancados.
Os beneficiários da decisão são manifestantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Ceará, Pernambuco e Bahia, que estavam acampados em frente ao quartel da capital federal e poderão retornar para suas cidades de origem, mas terão que usar tornozeleira eletrônica para serem monitorados de forma permanente.
Também há outras medidas cautelares a serem cumpridas, como passar as noites e os finais de semana em casa, não usar redes sociais e não se comunicar com outros investigados pelos atos de 8 de janeiro. Além disso, aqueles que possuem passaporte e porte de arma terão esses documentos sumariamente cancelados. (Foto: Marcelo Camargo/AGBR)