Brasil começa aplicar vacina bivalente contra a Covid-19
Pela primeira vez desde o início da vacinação contra a Covid-19, iniciada em janeiro de 2021, o Brasil vai imunizar a população com uma vacina bivalente, que previne contra mais de um tipo de vírus. A campanha começa oficialmente nesta segunda-feira (27) no País todo e mira principalmente as subvariantes da ômicron, surgida ainda no início do ano passado e que têm infectado muitas pessoas pelo alto nível de transmissibilidade.
Em Cascavel, a Secretaria de Saúde está convocando o primeiro grupo a ser imunizado, formado por idosos acima de 70 anos que estão acamados e/ou em instituições de longa permanência, os chamados asilos. Esta fase terá dois dias apenas, pois na quarta (1º) a vacinação já será estendida aos cascavelenses com 80 anos ou mais.
A vacinação será realizada em todas as 44 unidades de saúde do Município, das 8h às 15h, e para garantir a imunização com essa dose a pessoa precisa comprovar que completou o ciclo primário, ou seja, que tomou ao menos duas doses. Estima-se que haja 19 mil cascavelenses com 70 anos ou mais.
A segunda etapa da vacinação com o imunizante bivalente está prevista para o mês de março e englobará as pessoas de 60 a 69 anos. Em seguida, será a vez de gestantes e puérperas. Já a quarta fase será direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta a pessoas com deficiência permanente, privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Vale lembrar que a entrada nos postos de saúde só é permitida com o uso de máscara. (Foto: Secom/PMC)