Ratinho quer que parceria da Itaipu com o PR seja mantida
Ao longo da era Jair Bolsonaro no governo federal a maior geradora de energia elétrica do mundo foi grande parceira do Paraná, especialmente no que tange à Região Oeste do Estado, onde ela está estabelecida. Com a queda de Bolsonaro e a ascensão de Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, especulações principalmente na imprensa passaram a dar conta que essa relação umbilical vá diminuir substancialmente, ou até acabar, levando preocupação sobretudo aos chamados municípios lindeiros.
Mas no que depender do governo do Paraná, tudo continuará do jeito que está. "Nós estamos abertos para àquilo que for bom para o Paraná. O governo do Estado está fazendo grandes obras, algumas delas com dinheiro da Itaipu, e a gente espera que isso continue", declarou Ratinho Junior nesta sexta-feira (24) ao ser questionado pelo repórter Ado Junior em entrevista coletiva concedida assim que chegou à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) para participar de encontro com prefeitos de toda a região.
A declaração do governador a respeito do tema não foi além disso, mas informalmente ele deu a entender que está otimista não só na conclusão das obras já em andamento, mas que a parceria seja mantida também para execução de novos projetos que venham beneficiar a população paranaense. A direção-geral brasileira da Itaipu será assumida pelo deputado maringaense Enio Verri, cuja posse ficou para meados de março próximo.
A segunda ponte Brasil-Paraguai e a duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz, também duplicação do Contorno Oeste e do trecho da BR-277 que passa pelo Show Rural em Cascavel, a construção do contorno e reforma da Ponte Ayrton Senna em Guaíra e a duplicação da Estrada da Boadeira na região de Umuarama são apenas algumas obras bancadas com Itaipu, cujo pacote de investimento no Paraná ao longo dos últimos anos chegou à casa de R$ 1,5 bilhão.
MAIS HABITAÇÕES
Antes de ir à Amop, Ratinho Júnior participou da inauguração de residencial no Bairro Floresta. São, ao todo, 200 novos apartamentos, parte deles com subsídio de R$ 15 mil do Estado para a entrada, dentro do Programa Casa Fácil, desenvolvido pela Cohapar em parceria com a Caixa Econômica Federal e prefeituras municipais. Também foram entregues 31 novos títulos de propriedade. A visita do governador a Cascavel também foi acompanhada pelos deputados Marcio Pacheco, Gugu Bueno, Nelsinho Padovani e Dilceu Sperafico. (Foto: Reprodução)