Apoio à agroindústria na pauta da Assembleia
O deputado estadual Luis Corti, que comandará a Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa, já abriu diálogo com o setor produtivo paranaense para definir as pautas prioritárias do colegiado. O objetivo é ouvir as demandas dos empresários e da sociedade em relação à política mineral, energética e hídrica do Estado, estabelecendo temas a serem discutidos na nova comissão, criada nesta legislatura.
"Queremos trabalhar em parceria com o governo estadual, a Copel e a Sanepar na resolução dos problemas apontados pela população, sobretudo no campo. Caso seja necessário, vamos também provocar o governo federal para que se dê uma atenção especial ao produtor rural, que muitas vezes sofre com a queda de energia ou a falta de água para a lavoura", adianta o deputado.
A proposta de Corti é percorrer o Paraná para traçar um panorama da situação dessas áreas no Estado, com ênfase no impacto na agroindústria. Nesta semana, o deputado visitou empresas, conversou com prefeitos, vereadores e lideranças da região sudoeste para discutir soluções aos problemas identificados.
"Além das visitas técnicas, vamos abrir um canal de comunicação direto com o cidadão, recebendo solicitações, reclamações, denúncias e sugestões para melhorar a questão da energia elétrica e da água em nosso estado", destaca Segundo ele, todas as manifestações serão apuradas e encaminhadas para os órgãos competentes, contemplando também as demandas da população em geral.
Em reunião com representantes da BR Foods, em Dois Vizinhos, nesta semana, a questão energética foi ponto importante na pauta. Os gerentes locais da companhia pediram o empenho da comissão para a ampliação do programa Paraná Trifásico, da Copel, que tem implantado novas redes para fortalecer o sistema de distribuição de energia nas áreas rurais.
Participaram da agenda os gerentes Industrial e Agroindustrial da BR Foods, Antônio Albuquerque e Clair de Oliveira; o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, Rogério Sidral, além de outros colaboradores da empresa e lideranças da região, como Marcelo Sene, Rodrigo Pereira, Cristiano D’Agostini e Alice Franciscão.
Já na próxima semana, Corti deve se reunir com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, em Curitiba, para tratar sobre o Paraná Trifásico. O encontro deve contar com a presença de prefeitos e vereadores do Sudoeste. (Foto: Divulgação)