O gol de placa de Sergio Moro
Sergio Moro pode nunca ter jogado futebol na vida, mas não resta dúvida de que acaba de marcar um golaço em sua cruzada contra a corrupção, que havia sido relegada ao ostracismo há dois anos por afrontar as figuras mais poderosas do Brasil.
Logo na segunda semana de seu mandato, o mais novo senador paranaense conseguiu arregimentar as 27 assinaturas necessárias para protocolar um pedido de desarquivamento do projeto de lei do ex-senador Lasier Martins sobre a prisão após condenação em segunda instância, que o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou em 2019 por um placar apertadíssimo: 5 votos a 4.
"Tenho certeza que outros se somarão a esta luta", disse Moro, lembrando que seu requerimento terá agora de ser submetido à apreciação do plenário do Senado, onde precisará de no mínimo 41 votos.
"Essa pauta é uma reclamação da sociedade. A impunidade, não só de corrupção, mas de outros crimes, é algo que afeta nosso sentimento de justiça. Algo que leva o país para trás. Vamos persistir nesta pauta ainda que leve tempo", acrescentou Moro.
Vale lembrar que também dormita no Senado desde 2019 uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de outro senador paranaense, Oriovisto Guimarães, reavivando a prisão em segunda instância. (Foto: Pedro França/Ag. Senado)