Mobilidade urbana é foco da 31ª edição da revista do Crea
A 31ª edição da Revista Técnico-Científica do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) já está disponível para leitura. A publicação é exclusivamente online e, neste número, reúne 12 artigos na área da Engenharia de Transportes, com diferentes abordagens para reflexão.
"Essa é uma edição especial contendo trabalhos apresentados no 3º Simpósio de Transportes do Paraná - STPR, que foi realizado em Curitiba entre os dias 3 e 7 de outubro de 2022", explica o facilitador do setor de apoio às instituições de ensino do Crea-PR, Omar Henrique Refondini Correia.
O evento ocorre a cada dois anos por iniciativa de docentes pesquisadores do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e de estudantes do curso de Engenharia Civil, atuantes no GET (Grupo de Estudos em Transportes).
Velocidade veicular no movimento de conversão em cruzamentos urbanos, autocorrelação espacial do excesso de velocidade em Curitiba-PR e caminhabilidade no centro urbano histórico de São João Del-Rei - MG são alguns dos artigos publicados nesta edição.
O engenheiro civil Jorge Tiago Bastos, professor da UFPR e Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e Universiteit Hasselt, na Bélgica, destaca a importância da publicação de artigos como uma ponte entre o conteúdo produzido na academia e sua aplicabilidade no dia-a-dia profissional.
"A importância de publicar artigos nesse meio está na disseminação de trabalhos na área da Engenharia de Transportes, proporcionando maior visibilidade para este campo e despertando o interesse de estudantes e profissionais em se aprofundar nos temas do planejamento e da infraestrutura de transportes", afirma.
A avaliação dos 12 artigos escolhidos foi realizada pelo Comitê Científico do 3º STPR . "Para cada artigo pelo menos dois pesquisadores realizaram a avaliação às cegas. O Comitê Científico foi composto por professores pesquisadores e profissionais atuantes na área da Engenharia de Transportes de Universidades e organizações brasileiras", explica o professor.
A revista também tem edições que permitem a profissionais das áreas das engenharias, agronomia e geociências relacionadas ao Sistema Confea/Crea inscrever artigos para a publicação. "Esses artigos na revista são avaliados por professores universitários que compõem a comissão editorial da revista. Já nas edições especiais, devem ser aprovados pela banca examinadora do evento e encaminhado para o Crea", explica Correia. Para acessar o conteúdo da nova edição, basta clicar AQUI.