Servidores do HU aprendem idioma para atender haitianos
Servidores do Hospital Universitário de Cascavel iniciaram nesta terça-feira (14) um curso sobre o idioma Crioulo Haitiano para melhor atender as pessoas de origem haitiana que moram na cidade e região. O HU o primeiro hospital brasileiro a oferecer essa qualificação, que será empregada desde o acolhimento na recepção até a consulta médica.
"Cresce o número de estrangeiros que saem do seu país de origem e escolhem o Brasil para poder viver e criar sua família e nossa região tem recebido essas pessoas, que consequentemente buscam por atendimento no Hospital Universitário. Então, é fundamental todo esse trabalho da interpretação do idioma crioulo haitiano durante uma consulta médica; trabalhamos para que todos tenham condições de entender tudo que vai ser realizado durante o tratamento", explica o reitor Alexandre Webber.
"Nossos servidores vão ser treinados para melhorar ainda mais o atendimento a essa população que tem uma língua tão diferente e ao mesmo tempo tão presente. Buscamos sempre um atendimento mais acolhedor, mais humanizado", ressaltou o diretor do hospital, Rafael Muniz de Oliveira.
O CURSO
Foram disponibilizadas 30 vagas aos profissionais do Hospital Universitário e outras cinco a servidores municipais de Cascavel. As aulas são ministradas por Joice Ogea e Jacqueline Domingos, tradutoras e intérpretes do idioma Crioulo do Haiti. As próximas aulas ocorrerão dias 28 de fevereiro; 7, 14, 21 e 28 de março; e 4, 11, 18 e 25 de abril. (Foto: Guilherme Silveira/Divulgação)