Após Rio do Salto, será a vez de São João ganhar um Cmei
São João será o segundo distrito de Cascavel a ganhar uma unidade do Cmei do Campo, programa que teve inaugurado ontem (13), em Rio do Salto, o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil voltado especificamente para as crianças do interior do Município.
"Nós estamos fazendo Cmeis na área urbana de Cascavel, sempre um grande desafio, com o nascimento de 500 crianças por mês, mas chegamos agora na área rural. Primeiro Cmei no interior da história de Cascavel, uma cidade com mais de 70 anos", destacou o prefeito Leonaldo Paranhos em Rio do Salto.
"Realmente é uma conquista muito grande para o nosso distrito. Com certeza vai promover muito nosso desenvolvimento e só vem a agregar. A comunidade está muito feliz", reconheceu Franciele Faust, presidente da Associação de Moradores do distrito.
"Estamos realmente muito contentes. Esse CMEI vai dar condição para que os pais de Rio do Salto, São Salvador e Juvinópolis possam trazer seus filhos para a educação infantil, assim como nós temos nos espaços urbanos. É mais uma ação do governo Paranhos equalizando a população do campo com a população da cidade", enfatizou a secretária de Educação, Marcia Baldini, após explicar que o centro irá atender 60 crianças de zero a quatro anos.
HOMENAGEM
O Cmei de Rio do Salto leva o nome de Romalina Vaz Machado, que morou no distrito e sempre lutou pela comunidade. Nascida em Guaraniaçu, ela passou a residir nessa comunidade do interior de Cascavel em 1990 e nela permaneceu até o fim da vida.
"A gente ficou muito feliz porque era um sonho dela. Ela sempre falava nesse Cmei e, graças a Deus, agora a gente conseguiu com o nome dela. É uma felicidade para todos nós, vai ficar para história, para sempre", diz Milene Cristina Alves Bueno, neta de dona Romalina. (Foto: Secom/PMC)