Compartilhando o poder
Em ato comandado pelo oestino Marcel Micheletto, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná foi instalada ontem (13) tendo na presidência Tiago Amaral, que apesar de jovem já está em seu terceiro mandato de deputado estadual.
Tiago disputava o cargo com Luiz Claudio Romanelli, bem mais experiente que ele e que será presidente da Comissão de Orçamento, a ser empossada hoje (14), além de líder do PSD na Casa.
Ambos disputavam o comando da CCJ, a principal comissão da Alep, e chegaram a um acordo intermediado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano, que fará com que Amaral presida o colegiado nos dois primeiros anos da nova legislatura e Romanelli nos dois anos seguintes.
"Houve um entendimento pela a unidade do PSD. Além disso, este é um entendimento importante para a Assembleia Legislativa. A disputa na Casa é permanente. É um direito de o deputado fazer estes movimentos. Mas procuramos conversar e ambos concordaram. O acordo foi validado, mas sem interferência do governo. Ganha o Poder Legislativo e ganham os deputados", disse Traiano.
Além dos dois, integram a nova CCJ como membros titulares os deputados Gugu Bueno, Marcio Pacheco, Paulo Gomes, Hussein Bakri, Flavia Francischini, Luiz Fernando Guerra, Delegado Jacovós, Arilson Chiorato, Luciana Rafagnin, Mabel Canto e Alisson Wandscheer.
FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO
Já a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, a segunda mais importante da Assembleia, foi assumida pelo deputado cascavelense Marcio Pacheco, que já foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-presidente da CCJ. "Aos paranaenses, afirmo que podem contar com toda minha dedicação, ética e retidão no exercício dessa função. Sigo com os mesmos propósitos e com os mesmos princípios que sempre nortearam a minha vida pública e pessoal", afirmou o parlamentar. (Foto: Orlando Kissner/Alep)