Inscrições para o vestibular unificado vão até 1º de março
Unioeste, UEL, UEM, UEPG, UENP e Unicentro receberão até 1º de março as inscrições para o vestibular pelo programa Universidade Aberta do Brasil. Juntas, elas ofertam 2.292 vagas na modalidade de educação a distância (EaD), em polos de apoio presencial em Curitiba e 47 cidades do interior paranaense. Exclusivamente pela internet, a inscrição pode ser feita clicando AQUI e a taxa é de R$ 92.
Nesta edição, as instituições somam 13 graduações em diferentes áreas do conhecimento. São sete cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Física, História, Letras Português Inglês, Matemática e Pedagogia; cinco cursos de tecnologia em Gestão Pública; e um curso de tecnologia em Segurança Pública. Os cursos são totalmente gratuitos.
Podem se inscrever quaisquer pessoas que tenham concluído o ensino médio. Além da ampla concorrência, parte das vagas é reservada para professores em exercício na educação básica (licenciaturas) e para servidores públicos (tecnológicos). Também é possível concorrer no sistema de cotas sociais e raciais, nas categorias: aluno de escola pública; pessoa com deficiência (PCD); pessoa negra; e pessoa negra oriunda de escola pública. No ato da inscrição, o candidato precisa escolher uma instituição e um curso na unidade polo que pretende frequentar.
PROVAS
As provas do vestibular unificado 2023 serão aplicadas no dia 19 de março em Curitiba, Cascavel, Bela Vista do Paraíso, Cerro Azul, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São João do Ivaí, Siqueira Campos, Telêmaco Borba e Umuarama.
Serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais com múltiplas alternativas, incluindo língua estrangeira (espanhol ou inglês), conforme conteúdo programático disponível no Manual do Candidato; e uma redação. (Foto: Divulgação Seti)